Desenvolvido a partir de uma tese de doutorado, iniciativa busca reduzir e superar os medos, alterando o comportamento dos pacientes diante das situações temidas (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Desenvolvido a partir de uma tese de doutorado realizada no curso de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a ação extensionista “Testagem de uma intervenção psicológica via internet para pacientes com Ansiedade Social” oferece tratamento on-line, sigiloso e gratuito para pessoas que sofrem com a timidez patológica. Denominado como Projeto Interaja, a iniciativa atende homens e mulheres, com idades entre 18 e 60 anos, que residem dentro do território brasileiro. Para participar, basta preencher o formulário eletrônico, onde será avaliada a aptidão do candidato em integrar a pesquisa.

O estudo, baseado em um protocolo desenvolvido na Universidade de Berna, na Suíça, em parceria com pesquisadores alemães e suecos, resultou em um tratamento online. De acordo com um dos coordenadores do projeto, professor Rodrigo da Cunha Teixeira Lopes, a iniciativa surgiu com o intuito de ampliar as intervenções via internet, que ainda são escassas na realidade brasileira. “Nossa parceria com o professor Thomas Berger, possibilitou o acesso ao tratamento que estamos disponibilizando. As intervenções são auto-guiadas, ou seja, o participante recebe as instruções necessárias e ele mesmo consegue imprimir seu ritmo ao tratamento. Assim, ele aprende mais sobre a ansiedade social e é instruído para a realização de alguns exercícios. O objetivo é reduzir e superar os medos, alterando seu comportamento e pensamento diante das situações temidas.”

A comunicação é realizada por e-mail e o programa tem duração de oito semanas, sendo que, durante esse período, o Interaja pretende atender uma média de cem inscritos. “Esse número é baseado na demanda, que está alta, e na capacidade de assistência da nossa equipe. Mantemos contato constante com os participantes, assim eles podem esclarecer as suas dúvidas em qualquer fase do tratamento. A modalidade on-line permite uma flexibilidade para o integrante, além de garantir um atendimento personalizado”, explica, Lopes.

Segundo o professor Lelio Lourenço, também coordenador da iniciativa, o Interaja representa um mix entre extensão e pesquisa, desenvolvendo um protocolo que não só abre perspectivas de atendimento para diversas comunidades e/ou demandas, como especificamente soma possibilidades remotas no atendimento de ansiosos sociais. “O maior desafio é manter contato com os participantes. Como nossa comunicação é realizada através do e-mail,  muitas pessoas não têm o hábito de acessar a conta diariamente. Muitos inscritos foram selecionados, entretanto não responderam sobre o interesse em iniciar o tratamento.”

Ansiedade Social
Responsável pelo projeto, a doutoranda e psicóloga Carolina Pereira Dittz explica que o ansioso social apresenta um medo excessivo em situações de interação social, o que pode gerar dificuldades em se expor em público, manter amizades e pedir informações, por exemplo. “Sua maior preocupação está relacionada ao julgamento do outro, ou seja, as críticas que pode vir a sofrer a partir de suas características e comportamentos.”

A psicóloga também reitera que, para as pessoas que sofrem da Timidez Patológica, realizar tarefas cotidianas passa a gerar intenso sofrimento e, com o tempo, o indivíduo se torna cada vez mais recluso. “Evitar atividades necessárias à sua rotina compromete a vida social, profissional e a busca por cuidados. Pelo medo do julgamento, o ansioso social demora a procurar ajuda especializada, agravando ainda mais os prejuízos gerados pelo problema”, aponta.

Além das salas de aula
O projeto conta com duas bolsistas, alunas do curso de Psicologia, Letícia Santiago Swerts e Luciamara das Chagas Coelho. Na visão das estudantes, o projeto traz aprendizados no que tange ao tratamento para ansiosos sociais, como a importância de levar em consideração as possibilidades de atendimentos online; as características e comportamentos mais comuns destas pessoas; e estratégias baseadas na Terapia Cognitivo-Comportamental. “Além disso, temos um grande contato com as teorias em Psicologia e sua aplicação, o que possibilita a nossa participação em uma pesquisa que ajudará muitas pessoas em nível nacional.”

Outras informações
Whatsapp: (32) 98440-0611
E-mail: equipeinteraja@gmail.com 
Instagram: @projeto_interaja 
Site: http://abre.ai/projetointeraja

Nos acompanhe nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial 
Instagram: @UFJF   
Twitter: @UFJF_

Youtube: TVUFJF