Periódico é editado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Foto: Divulgação)

Estão no ar os quatro novos volumes da revista Principia: Caminhos da Iniciação Científica. O periódico, editado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPP), promove a divulgação científica por meio da publicação de trabalhos premiados no Seminário de Iniciação Científica da UFJF. “Os trabalhos publicados foram criteriosamente avaliados e, hoje, temos a alegria de disponibilizá-los à sociedade”, comemora a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFJF, Mônica Ribeiro de Oliveira.

As novas edições também representam um marco para a história da revista, criada em 1994: agora, ela é inteiramente eletrônica, com divulgação no Portal de Periódicos da UFJF.

Iniciação Científica

Mais do que divulgar os artigos resultantes dos trabalhos premiados no Seminário, a Principia atua com o objetivo de aprimorar as atividades dos programas de Iniciação Científica. “O estudante tem contato direto com a complexidade da atividade científica, tem sua criatividade estimulada e percebe as vantagens da utilização de métodos científicos para a solução de problemas. Por tudo isso, esse projeto ganha um importante significado”, exalta o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa, Luis Paulo da Silva Barra.

Artigos originais

Os artigos originais das quatro novas edições são referentes aos seminários realizados entre os anos de 2014 e 2018, contemplando diferentes áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências da Saúde; Engenharias e Ciência da Computação; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes.

O volume referente ao último evento, realizado em 2019, está em fase de preparação e será editado com tramitação inteiramente on-line, por meio do Open Journal Systems (OJS), utilizado no Portal de Periódicos da UFJF. 

Outras informações:
Site da Principia
principia.propp@ufjf.edu.br