O Conselho Setorial de Graduação (Congrad) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou nesta sexta-feira, 3, a Resolução 024/2020, que autoriza a retomada das atividades teóricas dos cursos de Educação a Distância (EaD). A decisão dos conselheiros do Congrad ocorreu após apreciação de uma manifestação feita por coordenadores de cursos de Educação a Distância da UFJF.

Entre as considerações, foi ponderado que os cursos de EaD, pertencentes ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), não envolvem atividades presenciais, estando estruturados acadêmica e pedagogicamente para a oferta a distância; sendo assim, uma suspensão representaria a ruptura do contato de professores, tutores e alunos, podendo acarretar em desânimo e abandono dos cursos na sequência. De acordo com a manifestação, os polos permanecerão fechados para práticas de laboratório, sessões de tutoria e realização de avaliações presenciais – tais ações serão realizadas somente quando for possível a realização de atividades presenciais.

A solicitação, apreciada por 68 conselheiros titulares, foi encaminhada à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) após a aprovação da suspensão do Calendário Acadêmico pelo Congrad. “Os coordenadores de cursos e a própria direção do Centro de Educação a Distância (CEAD) garantiram que todas as informações chegarão para todos os estudantes. Aqueles que tiverem dificuldade ao acesso às informações, recomendações e atividades pela Internet, receberão por outros meios. As avaliações, que são habitualmente presenciais, serão feitas em outro momento, quando forem retomadas as atividades”, destaca a Pró-Reitora de Graduação, Maria Carmen Simões Cardoso de Melo.

Outras informações:
Resolução 024/2020