Pesquisadores do departamento de Estatística da UFJF desenvolveram a plataforma virtual JF Salvando Todos, para o acompanhamento da evolução dos casos de Covid-19 no Brasil. São ilustrados, por meio de gráficos, o avanço de casos suspeitos e confirmados da doença, do número de óbitos e dos quadros descartados. As informações do portal se baseiam nos dados divulgados diariamente pelo Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

A plataforma está sendo desenvolvida pelo bolsista de Iniciação Científica e graduando em Estatística, Pedro Henrique Pacheco, orientado pelo professor do departamento, Marcel Vieira. Nela é possível acompanhar as informações gerais do país, por estado e, no caso de Minas Gerais, os dados por mesorregião e município.

De acordo com Vieira, o objetivo da criação da plataforma é permitir o acesso às informações de forma clara e rápida. “Nós não estamos apenas recolhendo esses dados, mas organizando de forma que fique mais fácil o entendimento e a visualização para a sociedade como um todo. Queremos as pessoas tenham uma informação mais rápida, sem precisar fazer análises muito complexas”, pontua.

A ferramenta vem sendo atualizada constantemente pela equipe do projeto, com novos números e funcionalidades. “Procuramos nos basear em outras plataformas semelhantes de outros países para que possamos oferecer um serviço cada vez mais útil e completo. Esse é um processo dinâmico”, afirma o orientador.

A perspectiva é que, futuramente, a plataforma apresente dados preditivos sobre a doença, ou seja, mostre como ela deve se portar nos dias seguintes. Vieira explica que as previsões precisam ser seguras para serem publicadas: “No momento estamos estudando vários métodos, para verificar qual tem um melhor resultado. As previsões precisam ser confiáveis pois podem influenciar em ações na área da saúde”.

Outras informações:

Plataforma JF Salvando Todos