Não há vagas específicas para cada hospital, mas HU da UFJF está entre as opções possíveis para os candidatos (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) publicou, nesta quarta-feira, 1º, edital de processo seletivo para a contratação de até seis mil profissionais das áreas de Saúde, Arquitetura e Engenharia. Aproximadamente 900 vagas são destinadas a médicos. Os selecionados podem ser convocados para atuar no hospital de sua escolha no momento da inscrição, de acordo com a necessidade de cada unidade. Não há vagas específicas para cada Hospital Universitário (HU), mas o HU da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está entre as opções possíveis para os candidatos.

O objetivo da contratação – de caráter urgente e temporário – é suprir a demanda crescente da Rede Ebserh, que administra 40 hospitais universitários, por profissionais com atuação no enfrentamento à pandemia de Covid-19, além de repor as vagas de trabalhadores que eventualmente precisem se ausentar por suspeita de contaminação da doença.

A contratação valerá apenas enquanto se mantiver o estado de calamidade pública decretado pelo Governo Federal. A ação complementar não vai impactar os concursos públicos vigentes.

Os candidatos devem se inscrever até a próxima segunda-feira, 6 de abril, através da página do concurso, pela qual precisam informar os dados pessoais, baixar os documentos obrigatórios e escolher o hospital de preferência, caso sejam convocados. O resultado da seleção será divulgado na quarta, dia 8, na página da Ebserh. A seleção será realizada por meio de análise curricular e avaliação de títulos e experiência profissional.

Foram autorizadas aproximadamente 900 vagas para médicos (nas especialidades de medicina de emergência, anestesiologia, clínica médica e medicina intensiva); 1,4 mil enfermeiros (incluindo as especialidades de terapia intensiva e de urgência e emergência); três mil técnicos em enfermagem, 500 fisioterapeutas e cem vagas para engenheiros (clínicos e mecânicos) e arquitetos, necessários para promover as mudanças estruturais exigidas para a acomodação de pacientes infectados pelo coronavírus.

Hospital Universitário da UFJF