Materiais serão doados a hospitais públicos de JF vinculados a atividades da Universidade (Foto: Visualhunt)

A Liga Acadêmica de Odontologia Hospitalar (LAOhosp), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está promovendo a campanha “Máscara do bem”. O objetivo é arrecadar materiais para a confecção de máscaras que serão doadas a hospitais da cidade. Com a pandemia do novo coronavírus, uma das preocupações é a falta de equipamentos de proteção individual (EPI) para serem utilizados pelos profissionais de saúde.

A iniciativa partiu da professora da Faculdade de Odontologia da UFJF e tutora da Liga, Gisele Fabri. Os materiais serão doados aos hospitais públicos de Juiz de Fora vinculados às atividades da Universidade. “Meu marido também é médico e professor na Faculdade de Medicina da UFJF. Ele também é ligado à USP e recebeu um vídeo da confecção dessa máscara de proteção feita com materiais mais em conta, e que a gente consegue fazer sem maquinário algum. Eu associei essa ideia à vontade das alunas da liga em ajudar neste momento, como também à carência desses materiais no sistema de saúde”, conta.

As máscaras são feitas com dois tipos básicos de material: uma tiara de plástico ou silicone e folhas de acetato A4. A tiara custa cerca de 30 centavos, e a folha de acetato tem o preço médio de um real. Além do custo baixo, a máscara pode ser reutilizada. “Estamos com muita dificuldade de encontrar essas folhas porque, pela necessidade do momento, estão sendo muito procuradas. Algumas coisas conseguimos através de doações”, explica Gisele.

Contribuição
A ideia entusiasmou integrantes da LAOhosp, que, com as atividades na Universidade paralisadas, viram na campanha uma forma de poder contribuir durante o período da pandemia. “A Liga tem como enfoque justamente o atendimento hospitalar, desde a prevenção até o tratamento das inúmeras enfermidades bucais. Quando a professora Gisele veio com a iniciativa, ficamos muito entusiasmadas. Encaixa com o ideal da Liga e também do cirurgião dentista, de modo geral. Vamos confeccionar dentro de casa e depois doar aos hospitais. Temos que ter em mente que se o profissional de saúde se contamina, não vai conseguir continuar atuando junto à população. Ele vai deixar de participar daquela cadeia e de ajudar uma série de pacientes que chegam aos hospitais”, enfatiza Ana Flávia Assis, estudante do curso de Odontologia.

Neste momento de pandemia, Gisele destaca a importância do envolvimento dos servidores e o papel que a Universidade tem em buscar soluções para possíveis carências. “Temos que unir nossos esforços para tentar alternativas. Já que estamos com falta de máscaras tradicionais, podemos utilizar a capacidade de estudo científico, a força de trabalho de alunos e professores, e o potencial de união de todos nós, para buscar uma solução. Não podemos ficar simplesmente assistindo de braços cruzados. Mesmo em casa podemos buscar uma solução dentro da área que atuamos”, diz.

Doações
Estão sendo arrecadadas placas de acetato A4 e tiaras (arcos) de cabelo. Os organizadores também aceitam qualquer doação financeira para a compra desses materiais, que pode ser feita em contas de diferentes bancos. É necessário entrar em contato com integrantes da Liga, dependendo da instituição financeira:

Caixa Econômica Federal – Ana Flávia (32)987037235
Bradesco – Yasmin (32) 991749478
Nubank – Paula (32) 988651352
Santander – Paula (32) 988651352
Banco do Brasil – Livia (32)991985238
Itaú – Ana Clara – (32)999380256

A Liga Acadêmica de Odontologia Hospitalar da UFJF também criou uma conta no aplicativo PicPay, que permite doações de qualquer valor. É só procurar por @laohosp.ufjf.

Quem desejar doar os materiais pode entrar em contato com qualquer uma das integrantes pelos mesmos telefones disponibilizados para ter acesso às contas, ou através do direct no Instagram @laohosp_ufjf.