O Conselho Setorial de Pós-Graduação e Pesquisa (CSPP) publicou nesta segunda-feira, 30, uma resolução que institui medidas temporárias de realização de bancas de defesa de dissertações e de teses na pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O documento suspende a realização de bancas presenciais por 60 dias, permitindo, também, a possibilidade de bancas virtuais por meio do sistema de webconferência disponibilizado pela UFJF. A medida visa a prevenção do contágio pelo novo coronavírus.

A resolução prevê que a suspensão pode ser prorrogada, se necessário, considerando a situação epidemiológica. O documento prorrogou ainda prazos de defesa vencidos em decorrência da situação emergencial ocasionada pela Covid-19.

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp) vem adaptando portarias e resoluções para este momento adverso causado pela pandemia do novo Coronavírus. As discussões e votações das propostas pelo CSPP estão sendo realizadas em um ambiente virtual na Plataforma Moodle. Nos próximos dias, serão discutidas as regras para funcionamento dos laboratórios biológicos e de coleções vivas, os procedimentos para as atividades de pesquisa de iniciação científica e o comportamento da pós-graduação lato sensu nesse período. Essas resoluções estarão disponíveis, em breve, no site do CSPP.