Clarinetista, saxofonista e compositor, Caetano Brasil é um dos talentos locais que fará “live” para homenagear o templo da cultura juiz-forana (Foto: Paula Duarte)

Os 91 anos do Cine-Theatro Central serão comemorados na noite desta segunda-feira, 30, com uma “live” especial, reunindo, entre 20h e 21h30, quatro dos mais talentosos artistas juiz-foranos, no Instagram. Caetano Brasil, Laura Conceição, Luciana d’Ávilla e Thiago Miranda entram em cena com a “Revista Central” para homenagear esse importante templo da história e da cultura local, com apresentações compartilhadas de MPB, samba, rap, choro e jazz. Para participar deste momento imperdível, basta seguir o @cinetheatrocentral e acompanhar o show.

Segundo a pró-reitora de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Valéria Faria, as apresentações ao vivo, em plataforma on-line, foram programadas para garantir que o público tenha acesso a uma comemoração diante das medidas de afastamento social recomendadas como controle da pandemia de Covid-19 e que precisam ser mantidas neste momento. “Acreditamos que assim, mesmo à distância, será possível conferir o que cada um dos artistas convidados tem a oferecer nesta data tão especial”.

Os artistas

Indicado como melhor cantor de samba do Brasil, em 2018, Thiago Miranda também se apresenta ao vivo na plataforma on-line (Foto: Divulgação)

Dono de uma voz forte e com um acabamento refinado, Thiago Miranda já soma mais de quatro mil apresentações ao longo dos seus quase 16 anos de uma trajetória que inclui premiações em festivais e um troféu do 23º Prêmio da Música Brasileira. Seu primeiro disco, “Música e palavras”, foi pré-selecionado pelo mesmo prêmio em 2015. Foi também indicado a melhor cantor de samba, ao lado de nomes como Diogo Nogueira e Criolo, em 2018, com o disco “Samba pra elas”.

Natural de Ubá, Luciana D’Ávila é cantora, compositora e instrumentista, com dois CDs independentes: “Ao seu lado”, de 2010, e “Falando de Amor”, de 2014, e um terceiro CD em preparação. Seu mais recente projeto foi o show “Ela entre eles”, uma homenagem a Ary Barroso e Mamão, dividindo o palco do Central com o autor da música Tristeza Pé no Chão, defendida à época dos festivais de música popular brasileira em Juiz de Fora.

Caetano Brasil é clarinetista, saxofonista e compositor, e desenvolve um trabalho autoral aliando choro, jazz, música folclórica oriental, ritmos latinos e de outras culturas internacionais. Com uma crescente atuação no cenário musical, foi laureado com o primeiro lugar no XVIII Prêmio Nabor Pires Camargo Instrumentista (Indaiatuba/SP) e também como “Melhor Instrumentista” do XIX Prêmio BDMG Instrumental (Belo Horizonte/MG), ambos em 2019. Conta com dois álbuns autorais: “Caetano Brasil”, de 2015, e “Cartografias”, lançado ano passado, no Central.

Vice-campeã mineira de poesia falada em 2017, Laura Conceição, criadora do projeto Poesia na Escola, também é convidada on-line para o aniversário do Central (Foto: Natália Elmor)

Em 2017, a MC e poeta Laura Conceição foi vice-campeã mineira de poesia falada,  classificando-se para o Campeonato Brasileiro de Slam. No mesmo ano, a artista criou o projeto “Poesia na escola”, levando seu trabalho até crianças e adolescentes do sistema de ensino de Juiz de Fora e região. Já realizou mais de 52 visitas a colégios. É fundadora do coletivo de poesia intitulado “Duas”. Em 2019, lançou seu primeiro CD de rap: “Tempos efêmeros”.

91 anos do Central
O Cine-Theatro Central foi inaugurado em 30 de março de 1929, como palco das mais diversas manifestações artísticas. Construído no coração da cidade, transformou-se em um marco da arquitetura eclética, realizado por Raphael Arcuri e decorado por Angelo Bigi. Tombado pelo município e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é reconhecido como testemunha da efervescência econômica e cultural de um tempo em que Juiz de Fora era conhecida não apenas como a Manchester Mineira, mas como a Atenas de Minas. Sua aquisição pela UFJF, a partir de recursos do Ministério da Educação, se deu em 1994.