Cursos estão disponibilizados em diversas plataformas e alunos devem avaliar especificidades (Foto: UFJF)

O isolamento social para evitar a propagação e infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) mudou drasticamente a rotina dos brasileiros, que tentam se adaptar, procurando preencher o tempo em casa com algum tipo de aprendizagem. Uma das opções é o contato com uma nova língua estrangeira, o que atualmente pode ser feito de maneira totalmente gratuita e remota, através de diferentes métodos e canais oferecidos pela internet. Sites, videoaulas, podcasts e utilização de aplicativos estão entre as metodologias disponíveis.

Cuidados na hora de escolher o método de estudo

De acordo com a professora da Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Raquel Fellet, com o advento das novas tecnologias de Informação e comunicação (NTIC), no contexto da Revolução Informacional e da Web 2.0, surgem novos modelos para o ensino de línguas estrangeiras, mediados pelas plataformas digitais.

Raquel defende a necessidade de uma reflexão sobre as vantagens e desvantagens que essas novas tecnologias trazem para atender às necessidades dos diferentes perfis de alunos. “Pensando nas vantagens, podemos apontar que tal ensino pode ser formatado de acordo com as demandas dos alunos em aprender línguas para o trabalho, para a vida acadêmica, para uma viagem, por exemplo”.

A professora avalia a interação individualizada e on-line, sem a necessidade de deslocamento físico. “Ao optar por esse modelo, o aluno deve ponderar se o curso oferece interações que simulem situações de uso real da língua estrangeira, em seus mais diversos contextos socioculturais, e se conta com professores graduados, com formação didático-pedagógica, para que contribua no desenvolvimento da competência comunicativa”, afirma.

Listamos algumas das opções gratuitas mais populares entre os usuários.

Sites

BBC Learning English –  A emissora pública de rádio e televisão do Reino Unido, British Broadcasting Corporation (BBC), oferece cursos de inglês aos estrangeiros. Trabalha com aulas de diferentes níveis, passando por análise de algumas notícias e desafios.

Forvo – O site não oferece um curso. O objetivo é trabalhar com a pronúncia das palavras, que são divididas em categorias. O usuário tem acesso às pronúncias, que são feitas pelos nativos de diversos países. Quem se cadastrar também pode deixar gravada a pronúncia de palavras da sua própria linguagem nativa.

Deutsche Welle – Disponibiliza um curso de alemão via e-learning, pelo computador, com vídeos, áudios e podcasts para baixar, ou  com textos e exercícios para imprimir.

Podcasts e Aplicativos

LearnEnglish Elementary Podcasts – É uma ferramenta voltada para o aprendizado virtual da língua inglesa. O material dos mais de 60 episódios de podcasts é baseado em situações do cotidiano. O usuário pode escutar os áudios enquanto faz outras tarefas. O aplicativo também funciona sem internet.

Duolingo – É um dos aplicativos mais populares e oferece aprendizado gratuito de seis línguas: inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e esperanto. O ensino tem como base jogos e desafios que desenvolvem o contato com as línguas.

Voice of America – A plataforma oferece podcasts de assuntos bem variados, como história dos Estados Unidos, educação, arte e cultura, ciência e tecnologia e cultura.

Babbel – O aplicativo oferece aulas básicas gratuitas de 14 idiomas, mas também disponibiliza cursos pagos. Oferece ainda um sistema de reconhecimento de voz, que promete ao usuário melhorar sua pronúncia.

Videoaulas

Outra opção para aprender virtualmente uma língua estrangeira são as vídeoaulas. O Youtube disponibiliza diversos canais que têm esse objetivo:

Olá Brasil – Os vídeos são apresentados pelo francês Alexis. Além de ensinar a língua, também oferece conteúdo, de forma bem humorada, que mostra diferentes aspectos da cultura da França.

Inglês Winner – O canal divide o conteúdo, de inglês básico entre as categorias inglês para turismo, negócios e ações do cotidiano. O material também é feito numa linguagem bem humorada.

BBC Learning English – Além do que é disponibilizado no site, a BBC também oferece um canal no Youtube para quem tem o interesse em aprender o inglês.

English with Jennifer – Com mais de 864 mil inscritos, o canal apresenta conteúdos referentes ao vocabulário e à gramática inglesa.

Cursos de universidades

Algumas universidades do Brasil e do exterior desenvolvem projetos que disponibilizam cursos gratuitos de língua estrangeira na web.

Cambridge University – A Universidade de Cambridge oferece aulas de alemão e mandarim. Os cursos são livres e o período de conclusão depende da disponibilidade de cada aluno.

Dire, fare, partire! (USP) – Disponibiliza um conjunto de materiais didáticos gratuitos – vídeos, apostilas e material multimídia – elaborado especificamente para alunos e professores brasileiros de italiano, que pode ser utilizado como recurso para a autoaprendizagem, sem tutoria, ou em sala de aula presencial, com a mediação de um professor.

Unesp – A Universidade Estadual Paulista disponibiliza o curso de Escrita em Língua Inglesa, que é totalmente realizado através do Ensino a Distância – EAD.