A Farmácia Universitária da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está produzindo álcool em gel e distribuindo para serviços de saúde, conforme orientação da administração superior. O ponto de vacinação contra a gripe, localizado no campus, e o Hospital Universitário (HU-UFJF) foram os primeiros a serem contemplados com a produção. Estão sendo manipulados cerca de 50 frascos de 125 ml de álcool em gel por dia, a partir de insumos próprios.

“De acordo com a orientação da reitoria, estamos encaminhando a produção para os serviços de saúde, grandes demandantes desse material para a proteção dos trabalhadores e, consequentemente, dos próprios pacientes. Quando os profissionais têm condições de fazer uma boa higienização, eles protegem tanto a própria saúde, quanto daqueles que são atendidos”, defende o diretor da faculdade de Farmácia da UFJF, Marcelo Silvério. A iniciativa está sendo coordenada pela farmacêutica Juliane Felicíssimo e os professores Guilherme Tavares e Alessandra Mendonça.

Tendo em vista o fim das matérias-primas necessárias para a produção, a administração da UFJF já autorizou a compra de novos insumos. O HU-UFJF também está buscando adquirir materiais aumentar a produção da Farmácia. De acordo com Silvério, “com a chegada dos novos insumos, se for necessário, a produção diária pode ser dobrada, contribuindo para maior segurança a todos”.