O outono chegou e, com ele, aos poucos, percebemos a queda nas temperaturas. Esse ambiente traz à tona doenças respiratórias que são velhas conhecidas de todos: a gripe, provocada pelos vírus H1N1  e H3N2, e o resfriado, além de outras doenças alérgicas, como a rinite. Esse ano, a situação se agrava com a Covid-19, causada pelo novo coronavírus.

Gripes, provocadas pelos vírus H1N1 e H3N2, resfriados e doenças alérgicas, como rinite, são comuns nessa época do ano, causando coriza, espirros, tosse, dor no corpo e febre (Imagem: Gundula Vogel/Pixabay)

O médico alergista e professor do Programa de pós-graduação em Saúde, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Fernando Aarestrup, explica que, para todas essas doenças, a queda nas temperaturas são fatores essenciais. “No caso das doenças alérgicas, aumenta a presença de alérgenos ambientais, que são os ácaros da poeira domiciliar. Para os casos das viroses, o clima frio também favorece a disseminação desses microrganismos. Um segundo ponto importante é que, quando temos uma diminuição na temperatura, ocorre uma diminuição dos vasos sanguíneos em todo o corpo, bem como no tecido pulmonar, tendo maior chance de termos broncoespasmos – que são contrações na musculatura dos brônquios -, o que aumenta a possibilidade de termos doenças pulmonares.”

Os sintomas dessas doenças são muito parecidos. As enfermidades alérgicas causam coriza, espirros e tosse. No caso dos resfriados, a coriza vem acompanhada de mal estar geral e, em alguns casos, febre baixa. Já a gripe possui sintomas mais graves: além de todos eles, dor no corpo, febre alta e pneumonia associada.

O médico pneumologista e professor aposentado da Faculdade de Medicina da UFJF, Júlio Abreu, explica que esse ano precisamos nos atentar a esses sintomas: “Sem os testes, não dá para fazer uma distinção do que é resfriado comum e o que é a Covid-19, porque uma das formas de apresentação da nova doença é como um resfriado comum. Assim como a síndrome gripal, que também tem sintomas parecidos com os do novo coronavírus”. O que é indicado pelo Ministério da Saúde é procurar o atendimento médico quando os casos forem mais graves, com dificuldades para respirar.

Como evitar as doenças
Por conta da pandemia de Covid-19, muitas pessoas estão em isolamento social. Para aqueles que não podem, por trabalharem em atividades consideradas essenciais, o pneumologista indica o uso de máscaras para evitar as doenças virais de transmissão aérea: “Uma boa opção são as máscaras de algodão de fabricação caseira. Esse é um modelo internacional de uma máscara de algodão dupla com uma bolsinha que você coloca mais um elemento filtrante, como um papel toalha, papel higiênico ou guardanapo, que deve ser trocado quando estiver mais úmido. Essas máscaras de algodão devem ser lavadas no final do dia. O ideal é ter duas máscaras de algodão e trocá-las ao final da manhã, por exemplo”. Essas máscaras, segundo Abreu, podem ser reutilizadas diariamente, desde que lavadas ao final do dia.

Já contra as doenças alérgicas, as medidas devem ser tomadas dentro de casa, evitando os ácaros da poeira domiciliar. “Não ter no quarto de dormir tapetes, carpetes e cortinas e colocar capas em colchões e travesseiros. Os ácaros se alimentam de restos de pele humana, portanto acumulam em colchão e travesseiro”, explica o alergista.

A importância da vacinação

Vacinação contra a Influenza continua em postos da Prefeitura de Juiz de Fora e, no sistema drive thru, no campus da UFJF (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

O Ministério da Saúde iniciou em todo o país, essa semana, a vacinação contra a gripe. O período de vacinação foi adiantado para facilitar os possíveis diagnósticos da Covid-19, já que diminuirão os casos de enfermidades causadas pelo vírus influenza. De acordo com Aarestrup, o brasileiro precisa ter uma cultura de vacinação, principalmente nesse momento. “Ainda não temos vacina contra o novo coronavírus, então precisamos nos proteger contra aquilo que temos e seguir as medidas orientadas pelo Ministério da Saúde, que estão sendo adequadas, e salientamos a importância de todas as pessoas cumprirem esse papel nesse momento”, conclui.

Em Juiz de Fora, a vacinação está sendo realizada nas unidades básicas de Saúde (UBSs),  das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30; no Departamento de Saúde do Idoso (Rua Batista de Oliveira 943, no Centro), das 8h às 16h30; e no Pam Marechal, das 8h às 16h30. 

A UFJF também oferece um posto de vacinação em sistema drive thru, no estacionamento da Faculdade de Educação.