O Grupo de Trabalho Extraordinário (GTE) do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Fora (UFJF-GV) divulgou nesta terça-feira, 24, um relatório sobre as principais avaliações de opções terapêuticas publicadas por pesquisadores para a possibilidade de tratamento do novo coronavírus (Covid-19).

Dentre as opções, o GTE destacou as pesquisas feitas com Cloroquina e Hidroxicloroquina (indicação terapêutica para malária, artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico, doenças dermatológicas e de fotossensibilidade como a porfiria cutânea tardia e as erupções polimórficas graves desencadeadas pela luz; Kaletra (Indicação terapêutica: HIV-1); e Remdesivir (Indicação terapêutica: Ebola).

Cabe salientar que os dados apresentados são preliminares e a utilização dos medicamentos citados em alguns pacientes com Covid-19 tem sido experimental. No Brasil, NÃO há a recomendação da Anvisa para utilização destes medicamentos no tratamento do novo coronavírus. O GTE ressalta ainda que a automedicação pode causar graves danos à saúde e de maneira nenhuma deve ser realizada. “A prevenção ainda é nossa maior estratégia. A higienização correta de mãos e ambientes, bem como o isolamento social são fundamentais para o controle da pandemia pelo Covid-19”.

Confira o levantamento realizado pelo GTE sobre as principais avaliações de opções terapêuticas para tratamento do Covid-19.