Adotar o isolamento social, além de ser uma decisão complexa, exige dos cidadãos inserir na rotina uma série de comportamentos pouco usuais. Neste momento, é fundamental seguir orientações de especialistas para que atitudes equivocadas não acabem prejudicando não só o bem-estar físico, como o financeiro. Um desses alertas é sobre o consumo inteligente de energia elétrica.

De acordo com a pesquisadora da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora, Janaína Oliveira, nesse início de quarentena, a maior parte das pessoas ainda não mudou o hábito de consumo de energia elétrica. “Estudos recentes, ainda não publicados, demonstram que as curvas de consumo possuem um padrão similar antes e depois da quarentena, indicando apenas um aumento no consumo, mas não na rotina das pessoas”, explica.

A pesquisadora alerta ainda que o aumento no consumo traz, consequentemente, o aumento nas contas, por isso é importante buscar formas de economizar. “Evitar deixar luzes acesas em cômodos desocupados e abrir as janelas durante o dia para aproveitar a luz do sol são algumas dicas importantes. Juntar uma quantidade maior de roupas ao lavar ou passar, diminuir o tempo de banho – utilizando o modo verão sempre que possível – também refletem no valor mensal da conta de luz. O filtro do ar-condicionado merece atenção especial. A sujeira que acumula nessa área faz com que o consumo de eletricidade aumente. Além disso, a peça suja pode favorecer a proliferação de bactérias, ácaros e fungos, que causam alergia”.

Mesmo com estudos preliminares apontando que os hábitos de consumo não se alteraram muito, tudo aquilo que foge às regras do dia a dia tende a exigir do consumidor uma dose extra de atenção. Muitas vezes deixamos equipamentos eletrônicos ligados desnecessariamente, por exemplo. Deve-se manter computadores desligados quando não estiverem sendo utilizados e não deixar outros aparelhos em modo de standy-by. A geladeira deve ser aberta rapidamente e o menor número de vezes possível durante o dia. 

“Em um período no qual uma parte das pessoas pode ter seus salários reduzidos, é importante refletir sobre possíveis formas de economizar. E com a conta de luz não seria diferente”, defende Janaína. Lembrando também que, quanto maior o desperdício de energia, maior é o preço que o consumidor e o meio ambiente pagam por ela.