Gestores e representantes de setores participaram da reunião que definiu o regime de funcionamento dos serviços considerados essenciais e estratégicos. (Foto: Sebastião Junior)

A Direção-Geral do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) definiu na última quinta-feira, 19, o funcionamento dos setores ligados às coordenações Acadêmica, Administrativa e de Recursos Humanos. A medida visa dar cumprimento à resolução n.º 10/2020 do Conselho Superior (Consu), que determina a manutenção das atividades consideradas essenciais ou estratégicas durante a suspensão do funcionamento da UFJF em decorrência do coronavírus.

Para evitar o contato social e, consequentemente, a disseminação do vírus, os servidores cumprirão o mesmo turno e carga horária, só que na própria residência, no regime de trabalho conhecido como home office. As demandas serão recebidas pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), Sistema Eletrônico de Informações (SEI), Serviço de Atendimento Unificado (SAU) e, em alguns casos, por e-mail. Em situações excepcionais, o atendimento acontecerá de forma presencial, mediante agendamento por e-mail (cada setor disponibilizou o seu contato).

O diretor-geral do campus explicou que desde a resolução do Consu, a equipe de Governador Valadares busca alternativas para seguir as recomendações de isolamento, mas sem prejudicar o atendimento à comunidade acadêmica. “As atividades essenciais e estratégicas não podem parar, mas precisamos respeitar o isolamento social, pois o vírus apresenta uma alta infectividade. Orientamos os servidores a serem agentes de informações oficiais para a prevenção da transmissão”, afirmou Peterson Andrade.

A maioria dos gestores assistiu à reunião por webconferência. Apenas seis servidores participaram presencialmente, porém mantendo uma distância de dois metros.

Confira abaixo as informações sobre cada setor:

Secretaria da Direção-Geral
Os atendimentos são realizados por e-mail ou pelo SEI.
E-mail:
 secretaria.diretoria.gv@ufjf.edu.br

Assistência Estudantil
Psicologia
: o plantão psicológico somente acontecerá em situações excepcionais, que serão avaliadas em caráter emergencial pelo setor. Caso o estudante se identifique nesta situação, basta entrar em contato com os psicólogos.
Pedagógico: já os atendimentos pedagógicos acontecem exclusivamente por e-mail.
Serviço Social: no caso de bolsas e auxílios, a solicitação também é por e-mail, só que o aluno precisa entregar a documentação na Central de Atendimento. Eventuais pendências serão analisadas no momento da avaliação socioeconômica e informadas posteriormente ao estudante. Pelo e-mail do Serviço Social é possível esclarecer dúvidas e receber orientações sobre documentação. Quem já entregou a documentação até o dia 16/03/2020 precisa acompanhar o andamento pelo Siga 3. Os pedidos serão analisados em até 30 dias úteis. Caso o estudante esteja com a avaliação socioeconômica concluída e ainda não assinou o termo de compromisso, deverá solicitá-lo por e-mail, informando o nome completo, o CPF e o número de matrícula.
Psicologia: alessandra.efrem@ufjf.edu.br ou lucas.napoli@ufjf.edu.br
Pedagógico: rosangela.santos@ufjf.edu.br
Serviço Socialatendimentosocial.gv@ufjf.edu.br

Graduação
O recebimento de documentação relacionada a recursos de matrícula ocorrerá na Central de Atendimento da Sede Administrativa. O estudante precisa ficar atento, já que para diminuir o tempo de contato com os servidores do setor, não haverá a conferência de documentos no ato da entrega. Sobre matrículas presenciais e prazos de recurso, o aluno precisa ficar atento ao site Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara)Dúvidas em relação à graduação que não forem esclarecidas pelas secretarias e coordenações de curso e coordenações devem ser encaminhadas para o e-mail da graduação.
E-mail: graduacao.gv@ufjf.edu.br

Estágio
A Central de Atendimento é responsável pelo recebimento e devolução da documentação física sobre convênios e estágios. As retirada de documentação ocorrerá na Central de Atendimento da Sede Administrativa. A orientação é que antes de se dirigir ao setor, o estudante consulte as atualizações no site da Pró-Reitoria de Graduação.
E-mail: estagio.gv@ufjf.edu.br

Biblioteca
Ambas as unidades permanecerão fechadas para atendimento. Os prazos para a devolução de livros que terminam durante o período de suspensão das atividades serão prorrogados.
E-mails: biblioteca.sociais.gv@ufjf.efu.br e biblioteca.saude.gv@ufjf.edu.br

Extensão
Dúvidas e demais demandas sobre projetos e outras atividades realizadas pelo setor devem ser encaminhadas para extensao.gv@ufjf.edu.br

Pós-Graduação e Pesquisa
Informações sobre as atividades de pesquisa e os programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado podem ser obtidas nos endereços abaixo:
Pesquisa: pesquisa.gv@ufjf.edu.br
Mestrado em Ensino de Biologia: profbio.gv@ufjf.edu.br
Mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde:  mestrado.cas.gv@ufjf.edu.br
Bioquímica e Biologia Molecular: coord.pmbqbm.gv@ufjf.edu.br

Gerência Administrativa e Financeira
A atividade presencial acontecerá somente para tratar de assuntos essenciais para o campus. É o caso da conferência manual de notas fiscais. Esta atribuição será desempenhada isoladamente, ou seja, sem a presença no mesmo ambiente de demais servidores do setor. As solicitações de afastamentos (dentro ou fora do país) não poderão ter seu processo iniciado, salvo indicação do Comitê de Monitoramento.
E-mails: administrativo.gv@ufjf.edu.brfinanceiro.gv@ufjf.edu.br

Arquivo
O setor atende demandas pelo seguinte e-mail: arquivo.gv@ufjf.edu.br

Comunicação, Cultura e Eventos
As áreas de jornalismo e criação permanecem à disposição ininterruptamente de 7h às 19h. Demandas encaminhadas fora desse horário serão avaliadas e atendidas de acordo com a possibilidade de cada profissional. As solicitações de divulgação continuam sendo recebidas por e-mail ou por formulário eletrônico disponível no site do setor. Sugestões de pauta e demandas de criação não relacionadas à crise do coronavírus poderão ter os prazos ampliados. Na área de cultura, continuam os trabalhos vinculados aos projetos e ações já desenvolvidos. Novas ações podem ser propostas considerando as recomendações de distanciamento social e isolamento.
E-mail: comunicacao.gv@ufjf.edu.br

Central de Atendimento
O atendimento na Central é de segunda à sexta, de 9h às 17h. O contato é por e-mail e por telefone. Somente em casos de extrema urgência serão realizados atendimentos presenciais, mas apenas mediante prévio agendamento.
E-mail: caad.gv@ufjf.edu.br
Telefone: (33) 3301-1000, ramais 1180 e 1181

Contratos
As notas fiscais e faturas devem ser encaminhadas à Central de Atendimento, localizada na sede administrativa. O gestor/fiscal deverá comunicar sobre o envio ou entrega através do e-mail do setor. Caso haja necessidade de atendimento presencial, como entrega de documentos de renovação, é necessário agendamento. A fiscalização presencial dos contratos está mantida e deverá ocorrer seguindo as medidas de prevenção divulgadas pelos órgãos oficiais.
E-mail: contratos.gv@ufjf.edu.br

Núcleo de Tecnologia da Informação
As demandas devem ser encaminhadas normalmente pelo SAU. Os atendimentos serão organizados e executados de forma remota e, em casos indispensáveis, presencialmente.
E-mail: ti.gv@ufjf.edu.br

Suprimentos
As demandas serão recebidas por e-mail, telefone e aplicativos de mensagens. Correspondências direcionadas ao setor e processos de licitação serão consultados periodicamente.
E-mail: suprimentos.gv@ufjf.edu.br

Almoxarifado e Patrimônio
As requisições de material de expediente continuarão sendo encaminhadas por e-mail. As mercadorias serão enviadas sempre às terças-feiras. Os materiais permanentes e de consumo serão conferidos mediante agendamento entre o setor e o requisitante. Funcionários terceirizados continuam sendo requisitados pelo SAU.
E-mail: patrimonio.gv@ufjf.edu.br

Manutenção e Projetos
As demandas de manutenção continuam pelo SAU. Já as solicitações relacionadas a projetos devem ser encaminhadas pelo e-mail projetos.gv@ufjf.edu

Transportes
A solicitação inicial de transporte deve ser realizada por meio de formulário eletrônico disponível na página do setor. Para outras demandas, basta encaminhar e-mail para transporte.gv@ufjf.edu.br.

Recursos Humanos (RH)
Somente as documentações que necessitam ser entregues diretamente ao setor (plano de saúde, licenças e suas alterações) e aquelas que dependem de autenticação do RH serão recebidas, mediante prévio agendamento por e-mail. As demais solicitações deverão ser entregues na Central de Atendimento.
E-mail: rh.gv@ufjf.edu.br

Subsistema Integrado de Atenção á Saúde do Servidor Federal (Siass)
Atendimentos somente por e-mail e pelo SEI, inclusive o agendamento de perícias. Os médicos peritos serão responsáveis por analisar os casos de perícia e junta médica. Somente em casos de extrema necessidade serão realizadas perícias presenciais e juntas por videoconferência. Caso contrário, essas atividades serão agendadas para data posterior ao término da paralisação da UFJF. Os atestados serão recebidos somente via SEI.
E-mail: siass.gv@ufjf.edu.br