A equipe de competição Rampage Baja, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), terminou no 20º lugar na classificação geral entre 65 participantes na 26º Competição Baja SAE Brasil – etapa nacional. Além da posição no ranking total, o grupo conquistou o terceiro em lugar no quesito “Retomada”. O evento aconteceu em São José dos Campos (SP), entre os dias 11 e 15 deste mês.

Rampage Baja ainda levou o Troféu Fair Play e o terceiro lugar em “Retomada”, na competição disputada em São José dos Campos/SP (Foto: Rampage Baja/UFJF)

O grupo também recebeu o troféu de equipe “Fair Play”. “Esse prêmio vai além da parte técnica da engenharia, ele é voltado ao social. A competição Baja Sae estimula o trabalho em equipe e colaboração. Apesar de ser uma competição, o ambiente é bem descontraído, todos tentam se ajudar para crescerem juntos. Para nós, receber esse troféu é motivo de muita satisfação e alegria”, explica o capitão e gerente de cálculo estrutural da Rampage, Tafarel Soares.

O resultado deste ano é uma evolução em relação ao ano passado. Em 2019, a equipe ficou em 44º  lugar na classificação geral. De acordo com Soares, o principal avanço neste ano foi na categoria Enduro. “É a mais importante e tem maior pontuação. Conseguimos dar 33 voltas desta vez e, no ano passado, dez. Então foi um salto exponencial. Além disso, conseguimos bater praticamente todas as nossas metas”, revela.

No momento da competição, o protótipo Bod-t passou por momentos de dificuldades, mas a equipe conseguiu reverter a situação. É o que afirma a gerente de gestão da equipe, Julia da Silva Monteiro. “O ponto de maior tensão foi quando o carro capotou, quebrou o cachorrete do motor e ficou um tempo parado. A galera que estava vendo a prova ficou com o coração na boca, mas deu tudo certo. Também tivemos que trocar as bandejas e o cabo do acelerador durante o enduro, e no final foi até tranquilo.”

Os resultados de todas as categorias podem ser conferidos neste link.

A equipe
A Rampage Baja foi criada em 2015 pelos alunos de Engenharia da UFJF e é formada por 20 estudantes, em sua maioria dos cursos de Engenharia Mecânica e Elétrica. O nome Rampage faz alusão à Ram, uma espécie de bode natural do deserto de Baja, na Califórnia (EUA), de onde surgiram os carros modificados que deram origem ao Baja SAE.

O projeto
O projeto Baja Sae é uma competição entre instituições de Ensino Superior de Engenharia que desafia estudantes através do planejamento de um de um veículo off-road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. A competição é aberta para 46 cursos, incluindo Arquitetura; Artes e Design; Engenharia de Produção; Engenharia Ambiental e Sanitária, entre outros. O objetivo é que os cursistas apliquem na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. As equipes são desafiadas anualmente a participar de duas competições oficiais Baja Sae, que reúnem os estudantes e promovem a avaliação comparativa dos projetos.

Página Rampage Baja no Facebook ou Baja