O laboratório FrameNet Brasil, grupo de Linguística Computacional da UFJF, foi selecionado, pelo segundo ano consecutivo, como uma das organizações mentoras do Google Summer of Code (GSoC). O programa é uma iniciativa global que oferece bolsas de estudo para o desenvolvimento de softwares de código aberto.

Criado em 2005, o GSoC já concedeu bolsas para mais de 15 mil estudantes de 109 países. Segundo dados da organização, ao longo de 15 anos, participaram do projeto 686 organizações que trabalham com software de código aberto.

Em 2019, duas estudantes de mestrado foram mentoradas pela FrameNet Brasil: Debanjana Kar, do Indian Institute of Technology Kharagpur (Índia), e E. P. Hackett, da University of Edinburgh (Reino Unido). A primeira desenvolveu uma métrica de tradução por máquina baseada em Semântica de Frames; ela será mentora do laboratório este ano. Hackett, por sua vez, desenvolveu o módulo básico da ferramenta de anotação semântica multimodal utilizada atualmente pelo laboratório.

De acordo com Tiago Torrent, coordenador do FrameNet Brasil, a participação no GSoC é uma via de mão dupla: enquanto os bolsistas contribuem para a aceleração do processo de desenvolvimento de softwares in-house no laboratório – uma vez que são mão de obra extra e altamente qualificada –, a participação é uma oportunidade única para que estudantes de qualquer parte do mundo possam conhecer um outro tipo de organização. “Entrar em um programa de mentoria de um laboratório de uma universidade pública brasileira é uma oportunidade única na vida desses alunos. Eles têm apoio para desenvolver não só as habilidades de programação, mas também de pesquisa científica, acadêmica, já que são projetos de pesquisa os principais ‘clientes’ dos softwares que eles vão desenvolver”, avalia.

Ainda segundo Torrent, o programa é uma vitrine internacional para a pesquisa na UFJF: “ano passado, por exemplo, o GSoC nos levou a uma das principais conferências de Tradução por Máquina do mundo, e ainda tivemos a oportunidade de apresentar o que fazemos para centenas de mentores de organizações do mundo todo na Mentors Summit”, conta.

Como participar?
Os estudantes interessados devem submeter um pré-projeto à FrameNet Brasil pelo portal do GSoC entre os dias 16 e 31 de março. Após esse prazo, vão ser selecionados quais deles serão aceitos, até 27 de abril. Em seguida, os estudantes admitidos no programa serão dirigidos aos seus mentores e iniciarão o desenvolvimento dos projetos. “À medida em que os alunos avançam na tarefa de codificação, eles discutem o sistema conosco, nós respondemos as perguntas que surgirem e avaliamos os produtos entregues a cada mês”, explica o professor.

O cronograma completo do GSoC 2020 está disponível no site oficial.

Sobre a FrameNet Brasil
A FrameNet Brasil é o braço brasileiro da iniciativa FrameNet, um esforço global para o desenvolvimento de soluções computacionais para a Compreensão de Língua Natural com base na Semântica de Frames e na Gramática das Construções. “Nós nos preocupamos em construir modelos de cognição linguística humana com base em estruturas linguístico-computacionais chamadas frames e construções”, explica o coordenador do grupo. A partir da análise de sentenças, o projeto identifica pareamentos de forma e sentido – construções – cuja utilização evoque cenas estruturadas da experiência humana – frames. Identificadas as construções, estas são formalizadas em termos computacionais com o auxílio do software FrameNet WebTool.

Outras informações:

Página da FrameNet Brasil no GSoC