Médico Marcelo dos Santos Campos busca dar visibilidade ao tema em dissertação defendida no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Discutir a branquitude dos médicos de famílias de Juiz de Fora e a equidade racial no cuidado com a saúde é um dos objetivos da dissertação de mestrado defendida, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), pelo médico Marcelo dos Santos Campos. A pesquisa foi desenvolvida por meio do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC).

Segundo o mestrando, a ideia da pesquisa veio da própria vivência, enquanto médico de família, e das discussões sobre as relações raciais, com a percepção da importância de dar visibilidade a essa temática, uma vez que ela é negada e silenciada nos espaços de formação, como a Universidade, e também na área do exercício profissional. A pesquisa leva em conta o fato de as pessoas não discutirem o racismo como um condicionante do processo de saúde e doença da população negra e muito menos a implicação da identidade racial branca na produção das desigualdades raciais.

O pesquisador revela que optou por discutir a temática das relações raciais a partir da identidade racial do branco, que é o seu lugar de fala. “De uma forma geral, essa branquitude fica invisibilizada, pois quando vamos tratar do tema, fazemos pela perspectiva do negro como objeto de estudo e nunca como um sujeito da sua própria experiência. O branco se mantém neste lugar invisível e que é extremamente confortável e responsável pela produção do racismo estrutural da nossa sociedade”, explica.

A orientadora, Girlene Alves da Silva, destaca que o tema é novo para a saúde coletiva, tendo um objeto que possibilita pensar a cena da formação. “A dissertação do Marcelo inova porque coloca uma linha de pesquisa ainda pouco estudada. A gente espera trazer uma contribuição para a reflexão da academia, do cuidado em saúde e como temos pensado os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)  como orientadores da assistência à saúde.”

Banca examinadora
Profª. Dr.ª Girlene Alves da Silva
Profª. Dr.ª Sabrina Pereira Paiva
Profª. Dr.ª Lia Vainer Schucman
Prof. Dr. Julvan Moreira de Oliveira

Outras informações
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva