A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) criou nesta sexta, 13, o Comitê de monitoramento e orientação de conduta da UFJF sobre o COVID19 (coronavírus). O Comitê irá se reunir periodicamente com o intuito de discutir os possíveis avanços e definir orientações de acordo com o cenário local. “O papel desse comitê é avaliar e propor as diretrizes para que a nossa comunidade acadêmica siga. Nosso apelo é que a comunidade busque essas informações, acesse mais vezes o site da Universidade para checar as recomendações”, orienta a vice-reitora e presidente do Comitê, Girlene Silva. Os comunicados com as diretrizes serão publicados nos portais da UFJF de Juiz de Fora e de Governador Valadares e nas contas oficiais da Universidade nas redes sociais.

De acordo com o médico infectologista do Hospital Universitário (HU/UFJF) e membro do Comitê, Rodrigo Daniel de Souza, toda orientação deve ser pensada na situação local. “Existem cidades que têm casos confirmados e outras já com transmissão local. Cada medida deve ser tomada proporcionalmente ao risco. Juiz de Fora, até o início desta manhã, não tem nenhum caso de coronavírus. As medidas que foram discutidas visam esse cenário, mas, também, já discutimos algumas medidas caso o primeiro caso aconteça, se haverá mudanças ou não nessas orientações.”

Os membros do Comitê orientam sobre a importância de a população manter a calma, evitando o pânico. “É importante a população entender que cada medida proposta é conforme cada momento em determinado local. É muito comum as pessoas se confundirem e isso causar confusão e pânico. O importante, agora, é ter hábitos para evitar essa transmissão, como tossir no interior do antebraço, lavar as mãos várias vezes ao dia. Outra medida necessária é abolir os cumprimentos que, habitualmente, fazemos. As pessoas que estiverem sintomáticas, que pode ser resultado de outros vírus, devem ter a responsabilidade social de não frequentar locais cheios e buscar atendimento e, eventualmente, serão protegidas por uma declaração médica respaldando isso”, reforça o diretor clínico do HU e membro do Comitê, Ronald Roland.

Confira o primeiro informe divulgado pelo Comitê:

Reunião do Comitê de monitoramento e orientação de conduta da UFJF sobre o COVID19 (coronavírus)

INFORME NUMERO 01

DIRETRIZES DE CONTINGÊNCIA DA COVID-19 NO ÂMBITO DA UFJF
Recomendações

1 . Reforçamos os bons hábitos de higiene e o uso de etiqueta respiratória;

2. Todas as viagens (dentro do país e para o exterior) de docentes, discentes e técnicos administrativos até que o panorama se mostre mais seguro ficam canceladas;

3. A comunidade acadêmica da UFJF (discentes, docentes e TAES) que tenha retornado de viagens do exterior, ainda que sem sintomas, deverá comunicar à chefia imediata ou à coordenação de curso, para que receba as devidas orientações sobre medida de isolamento domiciliar produtivo ;

4. Todas as atividades acadêmicas na UFJF estão até nova ordem mantidas;

5. As férias de docentes e técnicos-administrativos quando considerados essenciais para o enfrentamento da pandemia, serão canceladas.

Este comitê se reunirá periodicamente, avaliará a situação epidemiológica local e orientará a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora. Reforçamos por meio deste informe que toda medida deve ser proporcional e restrita aos riscos vigentes. Desta forma, os riscos serão avaliados e revistos periodicamente, tendo em vista o desenvolvimento do conhecimento científico e a situação em evolução, a fim de garantir que as medidas necessárias sejam sempre atendidas no tempo correto.
Estas são as recomendações de hoje, 13 de março de 2020, considerando o atual cenário de Juiz de Fora, Governador Valadares e região, onde não existem casos de transmissão local e/ou comunitária de COVID-19.