Da esquerda para a direita: mestrando Gustavo Teixeira, orientadora Iluska Coutinho, professor Jonathan Mata, professora Sonia Virgínia e professor José Tarcísio Filho (ambos no vídeo) (foto: arquivo pessoal)

Uma pesquisa realizada no Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), analisou as tensões que existem atualmente entre o telejornalismo local e o poder que emerge nas redes sociais. Com esta temática, o estudo contextualiza as transformações que envolvem a combinação entre jornalismo e audiovisual, com ênfase na televisão e nos formatos derivados que são explorados em outras telas. Assim, posiciona o conflito entre os chamados quarto e quinto estado/poder, bem como a expansão do conteúdo para além das localidades. A dissertação foi defendida pelo jornalista Gustavo Teixeira de Faria Pereira.

Segundo Gustavo, suas análises se pautaram inicialmente no telejornal “Brasil em Rede”, da emissora Rede Minas. A partir daí, ele estudou as possibilidades de ampliação e de união dos conteúdos da TV e da internet. Essa junção daria forma ao que poderia ser chamado de quinto estado/poder, cenário no qual os telespectadores conseguem fiscalizar os conteúdos produzidos, participar ativamente e colaborar na produção de novos materiais.

Com o fim do telejornal, o pesquisador resolveu ampliar sua dissertação e entrevistou 27 jornalistas, de diferentes regiões do Brasil, para saber a visão deles em relação ao telejornalismo em suas localidades. Para Gustavo, os depoimentos reforçam as ideias de que o público está atento às rotinas produtivas e de que os profissionais do jornalismo reconhecem, cada vez mais, a expansão da internet como espaço de produção e reprodução de conteúdo. “Estamos em um momento que se faz necessário reforçar a pesquisa acadêmica no Brasil. A importância do meu trabalho está ligada as potencialidades dos cidadãos de não apenas consumirem os telejornais, como também serem parte das produções jornalísticas” avalia o jornalista.

Com a pesquisa, Gustavo ainda teve a oportunidade de apresentar um recorte das análises no evento mundial chamado “5º World Journalism Education Congress”, que ocorreu entre os dias 9 e 11 de julho de 2019, em Paris, França.

A professora orientadora, Iluska Maria da Silva Coutinho, afirma que a pesquisa é uma forma de construir conhecimento através da investigação da realidade. Na opinião dela, a dissertação contribui, ainda, com reflexões críticas relevantes para a transformação da sociedade, com foco nas normas atuais entre o poder exercido pela mídia e o quinto poder.

Contatos:
Gustavo Teixeira de Faria Pereira – Metrando
gustavo_tfp@yahoo.com.br

Iluska Maria da Silva Coutinho – Orientadora
iluskac@globo.com

Banca Examinadora:
Profa. Dra. Iluska Maria da Silva Coutinho – Orientadora (UFJF)
Prof. Dr. Jhonatan Mata – (UFJF)
Profa. Dra. Sonia Virgínia Moreira – (UFJF)
Profa. Dra. Dione Moura – (UNB)
Prof. Dr. José Tarcísio Oliveira Filho – (UFRR)

Outras informações: (32) 2102-3616 – Programa de Pós-Graduação em Comunicação