José Roosevelt Pereira foi professor na UFJF de 1972 a 1990 onde construiu, como engenheiro, os reservatórios do ICE, que também abasteciam o extinto ICH, atual Faculdade de Letras (Foto: Giulia Vaz)

A Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu, na última terça-feira, 10, a visita do professor aposentado da Faculdade de Engenharia, José Roosevelt Pereira. Na ocasião, o docente explicou parte da história da distribuição de água na cidade, uma vez que também atuou como diretor do extinto Departamento de Água e Esgoto (DAE) da Prefeitura de Juiz de Fora, atual Companhia de Saneamento Municipal (Cesama).

Um dos fatos relatados por Pereira que chama a atenção é a informação de que, no local onde atualmente situa-se o Pórtico Sul da Universidade, havia um dos primeiros reservatórios a céu aberto de água da cidade, que atendia parte do município, em um momento anterior à construção do campus, quando este espaço ainda era conhecido como “Serrinha”. A placa fundamental, datada de 1897, foi retirada quando da desativação do reservatório para abertura do Pórtico, e levada para compor um monumento no Museu Mariano Procópio, em janeiro de 1971, data da inauguração da segunda adutora construída na cidade.

Contribuindo para esta informação do reservatório de água, datado de antes da construção da primeira adutora de Juiz de Fora, finalizada em meados de 1930, o professor acrescentou que dentro deste monumento erguido no Museu há registros mantidos de uma conta de água; um exemplar da Revista “O Lince”; e uma publicação do dia do jornal “Diário Mercantil”.

O trabalho de preparação de armazenamento desses documentos – uma urna de sílica – foi feito pelo próprio professor que, na ocasião, estava acompanhado de autoridades, quando fizeram um acordo não formalizado. “Combinamos que os documentos ficariam ali guardados por 50 anos e depois abriríamos, o que seria este ano. Nossa intenção era ver as mudanças ao longo do tempo e tentar manter um pouco da história da cidade. Nós só não contávamos que a maioria dos presentes tinha em torno de 50 anos e não estaria aqui para ver. Hoje, as testemunhas desta história somos eu e Murílo Hingel, secretário municipal de Educação à época”.

José Roosevelt Pereira foi professor na UFJF de 1962 a 1990 onde construiu, como engenheiro, os reservatórios situados no Instituto de Ciências Exatas (ICE), que também abasteciam o extinto Instituto de Ciências Humanas (atual Faculdade de Letras); e o reservatório da Faculdade de Engenharia, que atendia a todo o platô superior. Esses verdadeiros tanques foram pensados dado o desnivelamento característico da Universidade. Recentemente, em razão de obras, parte do reservatório do ICE foi encontrado, pois não havia registro documental desses tanques. “Participar de toda essa história traz um orgulho enorme e é fruto de muito esforço. Sou testemunha de um momento do progresso da cidade, do qual tenho orgulho de ter feito parte”, concluiu Pereira.