Publicação científica do Hospital Universitário (HU-Ebserh) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tem mais um volume lançado em março. Esta edição da “HU Revista” é temática e aborda o tema espiritualidade e saúde.

A  referida edição também tem várias peculiaridades, pontua a médica, responsável pelo Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica do HU-UFJF e editora-chefe da “HU Revista”, Hélady Sanders Pinheiro. Primeiro por fechar um ciclo de edições temáticas, projeto que, desde 2018, vinha organizando artigos que aguardavam publicação. Segundo porque será lançada durante o III Congresso Internacional de Saúde e Espiritualidade Conupes 2020, do Núcleo de Espiritualidade e Saúde da UFJF (Nupes), que acontece nos próximos dias 13 e 14 em Juiz de Fora.

“A ideia é aproveitar o momento e mostrar o volume em um evento que tem tudo a ver com ele. São esperadas 700 pessoas, convidados nacionais e internacionais, é um congresso internacional, a plateia é bem variada, entre profissionais de saúde e outras pessoas interessadas”, ressalta Hélady.

A ideia de criar o referido eixo temático tinha um objetivo muito claro: disponibilizar em português literatura dessa interface da espiritualidade e a prática do profissional de saúde (médicos, enfermeiros, psicólogos, entre outros), então os temas são bem variados. “Ele foi pensado para auxiliar o profissional da saúde em como, de fato, a espiritualidade pode se integrar na sua prática. Ficou muito amplo e dá uma ideia extremamente rica de como explorar o assunto, de modo ético e baseado em evidências. Então, para o profissional de saúde que tenha interesse, ele vai encontrar um material extremamente rico”, ressalta a editora-chefe.

De acordo com a revista, 84% da população mundial possui alguma filiação religiosa, e mais de 80% da população brasileira diz considerar  a religião muito importante. Logo, os números mostram a importância do tema para clínicos e pesquisadores na área de saúde, a partir de amplo e consistente corpo de  pesquisas, evidenciando o impacto da religiosidade e da espiritualidade sobre a saúde física e mental das pessoas, sendo, inclusive, tais pesquisas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde e a Associação Mundial de Psiquiatria.

“O  número  de evidências  científicas sobre  a relação entre religiosidade/espiritualidade  e saúde física é cada vez maior. Entretanto, por existirem lacunas ainda não preenchidas, este se constitui em promissor campo de investigação, devendo os trabalhos abordarem não somente os efeitos destas crenças no processo saúde x doença, mas analisarem o ponto de vista dos profissionais sobre a importância que estes veem na influência da espiritualidade/religiosidade no estado geral de saúde dos pacientes, atentando para os possíveis fatores benéficos e não benéficos bem como no estabelecimento de diretrizes para a incorporação de práticas religiosas/espirituais no processo de cuidado do paciente”, enfatiza artigo da revista de autoria de Rodrigo César Santiago e Hélady Sanders Pinheiro.

45 anos de revista

A “HU Revista” completou 45 anos em 2019, e uma das novidades este ano é ser contínua, ou seja, quando os artigos forem aprovados, são revisados, editados e imediatamente publicados da plataforma on-line onde a revista está hospedada. Anteriormente, era necessário juntar 15 artigos para fechar cada edição.

Segundo Hélady Sandres, “as pessoas envolvidas com a revista sempre tiveram essa visão da publicação como um espaço de disseminação de conhecimento. Hoje conseguimos nos organizar para ter um periódico de qualidade e transparência”. Além disso, é importante ressaltar que o fato de uma instituição ter uma revista científica é sempre um critério de qualidade, “o objetivo da revista é você ter um espaço para as pesquisas que estão sendo feitas de qualidade dentro do ambiente do hospital, e nossa revista também é do programa de pós-graduação em saúde, isso adiciona qualidade, o que é feito de qualidade é disseminado para outras pessoas. Uma instituição ter uma revista científica significa que o trabalho realizado é de tão boa qualidade que ela, inclusive, tem a preocupação de disseminar isso para as outras pessoas”.

Dessa forma, a editora-chefe convida as pessoas que estejam fazendo pesquisas de qualidade a submeterem artigos à publicação. “A revista foi reestruturada, está muito mais moderna, ágil, e acho que toda a comunidade tem que aproveitar essa revista aqui dentro.”

Para submeter artigos, basta entrar no site e ler as diretrizes para submissão.

Espiritualidade e saúde: aplicações práticas

Outras informações: (32) 4009-5373 (Assessoria do HU)