Da esquerda para a direita: professora Andréia Francisco Afonso, professor José Guilherme da Silva Lopes (Orientador), mestrando Alan Cláudio do Vale Guimarães, professora Marianna Meirelles Junqueira (foto: arquivo pessoal)

Uma dissertação realizada no Programa de Pós-Graduação em Química, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), investiga como o processo de construção de mapas conceituais por estudantes da graduação contribui para o conhecimento dos conteúdos de Eletroquímica. A pesquisa foi desenvolvida por Alan Cláudio do Vale Guimarães, a partir de sua percepção das dificuldades que os alunos têm para compreenderem conceitos eletroquímicos.   

O professor explica que um mapa conceitual pode ser entendido como uma estrutura gráfica que ajuda a organizar ideias, conceitos e informações de modo esquematizado. Segundo ele, os mapas chamam a atenção pela proposta de organização do conhecimento no sistema cognitivo dos estudantes, uma vez que muitos se matriculam na disciplina de Eletroquímica desconhecendo conceitos fundamentais, o que dificulta o processo de aprendizagem de novas definições. Dessa forma, Alan acredita que sua pesquisa auxilia a formação acadêmica dos futuros profissionais da área de Química, “de maneira a desenvolver seus conhecimentos específicos, ajudando-os a se inserirem de maneira ativa na sociedade”. 

O estudo proposto por Alan consistiu no acompanhamento de uma disciplina de Eletroquímica na graduação e na criação de um espaço de tutoria que possibilitasse interação com os estudantes. Durante as tutorias, conceitos específicos eram discutidos e, a partir daí, se desenvolvia a criação de diversos mapas conceituais, de maneira a proporcionar um melhor desempenho em relação ao conhecimento na matéria. “Esse espaço de tutoria funcionou como um ambiente fora da sala de aula, capaz de desenvolver os conteúdos de maneira mais ampla e não focados em resolução de exercícios para a prova”, completa. Assim, com as análises das gravações e dos mapas produzidos, foi constatado um maior engajamento dos estudantes nas atividades propostas. 

O professor orientador, José Guilherme da Silva Lopes, reafirma a importância da dissertação. Ele destaca a capacidade do estudo de ampliar a aprendizagem dos alunos a partir de um processo de formação paralelo, levando em conta o que os estudantes já sabiam e suas dificuldades. Assim, com ferramentas mais contemporâneas de ensino, o docente acredita que a pesquisa contribui para a sociedade na medida que favorece a formação de futuros profissionais e professores mais capacitados. 

Contatos:
Alan Claudio do Vale Guimarães – (Mestrando)
alanvguima@hotmail.com 

José Guilherme da Silva Lopes – (Orientador)
guilherme.lopes@ufjf.edu.br 

Banca Examinadora:
Prof. Dr. José Guilherme da Silva Lopes – Orientador (UFJF)
Profa. Dra. Andréia Francisco Afonso – (UFJF)
Profa. Dra. Marianna Meirelles Junqueira – (UFLA)

Outras informações: (32) 2102-3309 – Programa de Pós-Graduação em Química