São mais de 21 mil e-books disponibilizados aos usuários (Foto: Caique Cahon)

Muitos usuários não sabem que grande parte do acervo das Bibliotecas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está disponível on-line. Além dos cerca de 374.360 exemplares físicos, os alunos podem acessar mais de 21 mil e-books pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Os livros digitais são uma alternativa complementar que permite o acesso de forma prática e rápida aos conteúdos acadêmicos.

“Ao todo, são 16 plataformas on-line, entre pagas e gratuitas, para acesso a acervos virtuais onde o aluno pode encontrar periódicos, publicações e artigos. Há plataformas de áreas específicas do conhecimento (como saúde, direito ou engenharia) e outras multidisciplinares. Atualmente é possível acessar todo conteúdo de quatro bases de dados contratadas a partir do login do Siga 3 (azul). Clicando em “Biblioteca” o aluno encontra, não só o acervo físico, mas também a versão digital de livros que estão disponíveis. Os detalhes sobre como acessar cada uma delas estão disponíveis no site da Biblioteca.”

Com os e-books, vários alunos podem ter acesso simultâneo e direto aos livros que precisam, evitando a dificuldade de, por exemplo, não encontrar o livro físico na biblioteca por estar emprestado para outra pessoa. A bibliotecária e gerente de atendimento da Biblioteca Central, Larissa Carvalho Pinheiro, destaca a praticidade da ferramenta e a falta de conhecimento dos alunos. “Em alguns atendimentos que realizamos na biblioteca o estudante procura um determinado livro que, por vezes, todos os exemplares já estão emprestados. Dependendo da obra, é possível acessar a edição on-line. Quando falamos da possibilidade, muitos alunos dizem não saber da ferramenta”.

Outras informações:  Biblioteca Central