Com o objetivo de expandir os horizontes de estudantes nas diversas áreas da ciência e despertar novos talentos, o Centro de Ciências e, pela primeira vez, em parceria com o Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promovem a oitava edição da Jornada de Divulgação Científica. O evento vai até dia 20 de março no Centro de Ciências, Jardim Botânico e Instituto de Ciências Humanas (ICH).  Neste ano o tema escolhido foi “Bioeconomia: Diversidade e riqueza para desenvolvimento sustentável”, o mesmo abordado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que aconteceu em outubro de 2019.

“Esta é a maior jornada já realizada pelos espaços envolvidos, e com os recursos que conseguimos com o projeto aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), iremos trazer estudantes de escolas de Juiz de Fora e mais 19 cidades da região”, revela Elói Teixeira, diretor do Centro de Ciências e organizador do evento.

“Por causa da relevância atual do tema, estamos em um momento de falar sobre sustentabilidade. Através das oficinas levaremos essa discussão para os alunos”, destaca Teixeira. Serão oferecidas 18 oficinas exclusivamente para os estudantes convidados. A novidade desta edição será a realização de algumas oficinas no Jardim Botânico. Os alunos irão aprender a fazer ciência no sítio arqueológico, pintura intuitiva com tintas naturais, quais são as plantas úteis do Jardim Botânico, tingimento natural usando cascas e sementes, identificar e preparar plantas alimentícias não convencionais, entre outras atividades.

Bioeconomia: Diversidade e riqueza para desenvolvimento sustentável

De acordo com a definição apresentada durante a SNCT, “a Bioeconomia é o resultado de uma revolução inovativa na área das ciências biológicas relacionada à invenção, ao desenvolvimento e ao uso de produtos e processos biológicos nas áreas da biotecnologia industrial, da saúde humana e da produtividade agrícola e pecuária.” A temática está diretamente ligada a 10 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Confira:

Programação completa da 8ª Jornada de Divulgação Científica