Debater as questões que envolvem o direito criminal no município. Este é um dos objetivos do  II Seminário de Extensão e Pesquisa em Ciências Criminais da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A iniciativa, promovida pelo Núcleo de Extensão e Pesquisa em Ciências Criminais da Faculdade de Direito (Nepcrim), acontece nos próximos dias 19 e 20, no Auditório da faculdade.

Interessados em participar do seminário devem fazer a sua inscrição on-line, por meio deste formulário eletrônico. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas até a lotação de cada mesa de debates. Nos dias do evento, porém, é solicitado que os participantes levem sabonetes e/ou pastas de dente, que serão doados para o Centro Socioeducativo de Juiz de Fora e para a Penitenciária José Edson Cavalieri.

“O seminário visa a apresentar à comunidade acadêmica e aos cidadãos, de modo geral, os resultados das pesquisas e projetos de extensão que são desenvolvidos no âmbito do Nepcrim, no sentido de democratizar o acesso às informações e fomentar o debate acerca da questão criminal no município”, afirma a coordenadora do núcleo e professora de Direito Penal e Criminologia da Faculdade de Direito da UFJF, Ellen Rodrigues.

A programação do evento contará com mesas de debate, cujos temas giram em torno de assuntos como violência urbana; mecanismos alternativos de resolução de conflitos, com destaque para programas de Justiça Restaurativa; monitoramento eletrônico de pessoas e seus impactos à vida em sociedade; violência doméstica e familiar contra a mulher; e encarceramento feminino. “Em atenção ao Mês da Mulher, será realizado um ato em homenagem às mulheres no final do evento”, acrescenta Ellen.

As mesas serão compostas por representantes do Poder Judiciário e do Poder Público Municipal, além de membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de professores e acadêmicos da UFJF que integram o Nepcrim.

Serão emitidos certificados de participação, com 16 horas aula.

Outras informações: Núcleo de Extensão e Pesquisa em Ciências Criminais da Faculdade de Direito (NEPCrim)