No bairro São Raimundo, as atividades foram realizadas pelo Nifram, em parceria com outros órgãos. (Foto: Pedro Hiago)

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) realizou uma série de atividades na cidade, no último sábado, 7. Os bairros São Raimundo e Turmalina foram beneficiados com serviços nas áreas de saúde, lazer e cidadania.

O Núcleo de Integração e Fortalecimento da Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência (Nifram) foi o responsável pelo evento realizado no São Raimundo. De acordo com a coordenadora do projeto de extensão, apesar de possuir como objetivo principal “conscientizar as mulheres sobre a violência doméstica”, a ação foi direcionada para toda a família. “A ideia é fazer com que a comunidade perceba que essa questão está na grande maioria dos lares e que a gente está junto para tentar ajudar as famílias a resolverem”, explicou a professora da UFJF-GV, Juliana Goulart.

Quem compareceu à unidade de Saúde da Família do bairro São Raimundo teve acesso a serviços, palestras, testes de glicemia, HIV e hepatite, corte de cabelo, maquiagem, aferição de pressão, avaliação nutricional, orientações sobre saúde bucal e expedição de carteira de identidade. Especificamente para as mulheres, o projeto dedicou atendimento psicológico e informações sobre benefícios sociais e direitos.

É o caso de Maurina Alves de Oliveira. “Passei aqui, vi o tanto de gente, cheguei e gostei. Aproveitei e olhei a pressão, a glicose”, conta a dona de casa, que ainda resolveu cortar o cabelo, já que no dia seguinte, justamente no Dia Internacional da Mulher, comemoraria mais um aniversário. 

O evento realizado pelo Nifram contou com a adesão das secretarias municipais de Saúde e Assistência Social, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Municipal da Mulher, Cruz Vermelha e polícias Civil e Militar.

O Turmalina foi outro bairro beneficiado pelas ações do último sábado, 7. (Foto: Divulgação)

Já no Turmalina as atividades ficaram por conta das ligas de Oncologia e Medicina da Família, do Guia UFJF e do projeto de extensão Ação, Cidadania, Juventude e Comunidade. Essa rede levou à população atividades de prevenção a doenças como hipertensão, câncer de mama e de colo do útero, gripe e corona vírus, além de outros serviços.