Lantana Caudata. Uma das três novas espécies encontradas na pesquisa (foto: Pedro Henrique Cardoso)

Quatrocentos e cinquenta espécimes da família de plantas Verbenaceae foram analisadas no Estado do Espírito Santo em um estudo realizado no Programa de Pós-graduação em Ecologia (PPGECOL), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O autor da pesquisa, Pedro Henrique Cardoso, explica que essas plantas são de regiões tropicais, e apresentam flores vistosas de diversas cores, algumas com potencial ornamental. Por meio da dissertação, ele descobriu três novas espécies na área, pontuou as ameaças incidentes, atualizou registros de distribuição geográfica e fez a correção de espécies registradas erroneamente.

Segundo Pedro, a pesquisa integra um amplo projeto denominado “Flora do Estado do Espírito Santo”. O objetivo é ampliar o conhecimento da composição florística do Estado na busca de estratégias efetivas para garantir a proteção das espécies. De acordo com o pesquisador, diversos pesquisadores do Brasil foram convidados para trabalharem no projeto, cada um deles sendo responsável por um grupo de plantas em que são especialistas. 

Lippia diversifolia. também entre as novas espécies localizadas (foto: Pedro Henrique Cardoso)

Pedro ressalta, ainda, que há muito a se conhecer sobre a  Verbenaceae na Floresta Atlântica. Ele enfatiza que, diante do intenso processo de degradação ambiental no Espírito Santo, “ abraçamos este tema visando conhecer melhor a flora do estado, e contribuir, assim, para a conservação de Verbenaceae e dos ambientes onde elas ocorrem.” A partir da pesquisa, as três novas espécies encontradas, todas ameaçadas de extinção, foram publicadas na revista Phytotaxa: Lantana caudata P.H.Cardoso & Salimena, Lippia diversifolia P.H.Cardoso e Stachytarpheta tomentosa P.H.Cardoso.

A professora orientadora, Fátima Regina Gonçalves Salimena, destaca a relevância do estudo, por estar alinhado com os objetivos  de um projeto mais amplo, que pretende conhecer a Flora do Espírito Santo para sua conservação. “Além disso, esse trabalho visa contribuir também virtualmente, por meio dos dados coletados, com a Flora do Brasil 2020, uma releitura da Flora Brasiliensis, que, ao final, irá compor a Flora Mundial.” 

Contatos:
Pedro Henrique Cardoso – (Mestrando)
pedro.cardoso@ecologia.ufjf.br

Fátima Regina  Gonçalves Salimena – (Orientadora)
frsalimena@gmail.com

Banca examinadora:
Prof. Dra. Fátima Regina  Gonçalves Salimena – (Orientadora – UFJF)
Prof. Dra. Luiz Menini Neto (Coorientador – UFJF)
Prof. Dra. Fernanda dos Santos Silva – (UFTM)
Prof. Dra. Rafaela Campostrini Forzza – (JBRJ)

Outras Informações: (32) 2102 – 3227 – Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPGECOL)