Quatrocentos e cinquenta espécimes da família de plantas Verbenaceae foram analisadas no Estado do Espírito Santo em um estudo realizado no Programa de Pós-graduação em Ecologia (PPGECOL), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O autor da pesquisa, Pedro Henrique Cardoso, explica que essas plantas são de regiões tropicais, e apresentam flores vistosas de diversas cores, algumas com potencial ornamental. Por meio da dissertação, ele descobriu três novas espécies na área, pontuou as ameaças incidentes, atualizou registros de distribuição geográfica e fez a correção de espécies registradas erroneamente.
Segundo Pedro, a pesquisa integra um amplo projeto denominado “Flora do Estado do Espírito Santo”. O objetivo é ampliar o conhecimento da composição florística do Estado na busca de estratégias efetivas para garantir a proteção das espécies. De acordo com o pesquisador, diversos pesquisadores do Brasil foram convidados para trabalharem no projeto, cada um deles sendo responsável por um grupo de plantas em que são especialistas.
Pedro ressalta, ainda, que há muito a se conhecer sobre a Verbenaceae na Floresta Atlântica. Ele enfatiza que, diante do intenso processo de degradação ambiental no Espírito Santo, “ abraçamos este tema visando conhecer melhor a flora do estado, e contribuir, assim, para a conservação de Verbenaceae e dos ambientes onde elas ocorrem.” A partir da pesquisa, as três novas espécies encontradas, todas ameaçadas de extinção, foram publicadas na revista Phytotaxa: Lantana caudata P.H.Cardoso & Salimena, Lippia diversifolia P.H.Cardoso e Stachytarpheta tomentosa P.H.Cardoso.
A professora orientadora, Fátima Regina Gonçalves Salimena, destaca a relevância do estudo, por estar alinhado com os objetivos de um projeto mais amplo, que pretende conhecer a Flora do Espírito Santo para sua conservação. “Além disso, esse trabalho visa contribuir também virtualmente, por meio dos dados coletados, com a Flora do Brasil 2020, uma releitura da Flora Brasiliensis, que, ao final, irá compor a Flora Mundial.”
Contatos:
Pedro Henrique Cardoso – (Mestrando)
pedro.cardoso@ecologia.ufjf.br
Fátima Regina Gonçalves Salimena – (Orientadora)
frsalimena@gmail.com
Banca examinadora:
Prof. Dra. Fátima Regina Gonçalves Salimena – (Orientadora – UFJF)
Prof. Dra. Luiz Menini Neto (Coorientador – UFJF)
Prof. Dra. Fernanda dos Santos Silva – (UFTM)
Prof. Dra. Rafaela Campostrini Forzza – (JBRJ)
Outras Informações: (32) 2102 – 3227 – Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPGECOL)