Bárbara Daibert: “A grande importância de compor a rede é ganhar mais visibilidade no cenário internacional. Ainda temos a chance de participar de projetos que têm fomento estrangeiro” (Foto: Arquivo/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) representada pela diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert, está participando do BMI Agent e Higher Education Workshop, em São Paulo. O workshop promove reuniões entre agentes educacionais, gestores e instituições públicas e privadas com o objetivo estratégico de promover a internacionalização no Brasil. O evento começou na quarta-feira, dia 4, e encerra as atividades nesta quinta-feira, 5. 

A UFJF integra pela segunda vez um evento feito pela rede internacional. Nesta ocasião, atuando em reuniões individuais com representantes do Reino Unido, da Itália, do Canadá, do Japão, da África do Sul, de Portugal e dos Estados Unidos. Bárbara destaca que, além do contato com os agentes estrangeiros para o estabelecimento de novas parcerias e convênios, os encontros dão visibilidade ao trabalho desenvolvido pela Universidade para a internacionalização. 

“A grande importância de compor a rede é ganhar mais visibilidade no cenário internacional. Ainda temos a chance de participar de projetos que têm fomento estrangeiro. Enquanto instituição, estamos em contato com algumas universidades que têm interesse específico no Brasil. Essa é uma das poucas redes que faz uma priorização das relações no país.” 

Conexões internacionais

O BMI conecta uma rede de parceiros que inclui universidades; escolas de idiomas; faculdades pós-secundárias; provedores de cursos; escolas internacionais; internatos; associações governamentais; e agências educacionais de mais de 40 países. O Workshop de Agentes de Ensino Superior foi idealizado para promover o networking e construir pontes de relacionamento entre educadores para mobilidade, colaborações internacionais de pesquisa e internacionalização de currículos. 

No âmbito da internacionalização, a UFJF aparece em indicadores de crescimento nos rankings comparativos com outras instituições do país. As políticas da área têm demonstrado resultado positivo, no último ano, a Universidade chegou a 114 acordos internacionais ativos, percentual 112% superior ao que foi verificado no ano de 2018. 

Outras informações: 2102-3389 (Diretoria de Relações Internacionais (DRI)