Recepção contou com apresentação musical de Letícia Castro e Letícia Silveira (Foto: Dante Rodrigues)

Estudantes que ingressaram neste semestre no campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) receberam nesta quinta-feira, 5, as boas-vindas de representantes da Administração Superior e dos diversos setores administrativos e acadêmicos da instituição.

Logo na chegada ao evento realizado no auditório da Unipac, todos os discentes receberam canecas para serem utilizadas no Restaurante Universitário, bem como uma cartilha com as principais informações sobre o dia-a-dia na universidade. A abertura das atividades contou com o toque musical das estudantes veteranas Letícia Castro, de Ciências Contábeis, e Letícia Silveira, de Educação Física.

Cassiano Caon Amorim, Pró-Reitor Adjunto de Graduação da UFJF, representou a Administração Superior (Foto: Dante Rodrigues)

Representando a Administração Superior, o Pró-Reitor Adjunto de Graduação da UFJF, Cassiano Caon Amorim, desejou boa sorte aos ingressantes e os convidou a defenderem a universidade pública. “A UFJF tem muito orgulho de ofertar uma educação pública, de qualidade, gratuita, com princípios democráticos e que tenta, com muito esforço, ser inclusiva. Todos sabem do momento que estamos vivendo em nosso país e que as instituições públicas de ensino superior têm passado por uma série de problemas, dentre eles alguns problemas relacionados ao seu financiamento. Então, a gente precisa que vocês nos ajudem neste percurso formativo a fazer a defesa dessa instituição pública de ensino superior”.

Aniversariante do dia, diretor Peterson Andrade deu e recebeu os parabéns dos calouros (Foto: Dante Rodrigues)

Peterson Andrade, diretor-geral da UFJF-GV, parabenizou os novos estudantes pela conquista e destacou a importância de aproveitarem todas as possibilidades que surgirem. “Vocês terão professores de altíssima qualidade que fizeram doutorado em diferentes países e estudarão em uma universidade que tem inúmeras parcerias com outras instituições, dentre as quais a Universidade de São Paulo. O grande desafio que fica é fazer um planejamento de carreira tomando como exemplo os inúmeros casos de estudantes já formados pela UFJF-GV que hoje se destacam nas profissões que escolheram”.

Angélica Cotta representou os professores da UFJF-GV (Foto: Dante Rodrigues)

Representando os professores da Instituição, Angélica Cotta, do Departamento de Nutrição, destacou que é importante que a UFJF seja divulgada pelos novos estudantes. “Não tenham dúvidas que muitos alunos que estão atualmente no Ensino Médio desconhecem a existência de uma universidade federal nesta região. Nós ainda precisamos crescer e aparecer mais e o fato de vocês estarem aqui e falarem que são parte de uma universidade pública em Governador Valadares só vai fazer com que as pessoas conheçam mais esta instituição. Então divulguem a universidade que vocês estudam. Muitas pessoas merecem esta mesma oportunidade que vocês conquistaram”.

Professor Rodrigo Nascimento comandou a sessão de alongamento (Foto: Dante Rodrigues)

Entre uma apresentação e outra os calouros participaram de dinâmicas sobre LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) realizadas pelos estudantes Alaine Teresinha de Oliveira, de Farmácia e Alex Gil de Souza, de Ciências Contábeis; bem como de uma sessão de alongamento e interação com o professor Rodrigo Nascimento, do departamento de Educação Física.

Ana Laura e Cícero são calouros da UFJF-GV (Foto: Dante Rodrigues

A variedade de atividades foi aprovada pelos calouros Cícero Rodrigues e Ana Laura da Silva, do curso de Ciências Econômicas. Em 2019, ambos participaram do Cursinho Comunitário Camponês e Popular da UFJF que prepara estudantes de baixa renda de escolas públicas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cícero conta que morava em Jampruca e viajava diariamente cerca de 60 km para realizar o sonho de estudar em uma universidade pública. “Eu estudava durante o dia em uma escola estadual e toda noite viaja a GV para participar do cursinho. Mas valeu muito a pena, o cursinho mudou muito minha vida não só por me proporcionar passar na UFJF, mas também por ter me transformado em um cidadão melhor. Então, a partir do cursinho, eu só posso esperar coisas boas da UFJF-GV”.

Ex-estudante de uma escola estadual do bairro Santa Rita, Ana Laura também conta que não tinha nenhuma perspectiva de entrar na UFJF-GV. “No cursinho eu fui instruída pelos educadores e daí que consegui. Estou muito feliz, os primeiros dias de aula foram além de minhas expectativas”.

Alaine Teresinha de Oliveira, estudante de Farmácia, participa da Comissão de Acessibilidade (Foto: Dante Rodrigues)

Cícero, Ana Laura e os demais calouros acompanharam ainda as apresentações sobre o funcionamento do Restaurante Universitário, do Apoio Estudantil; dos setores de Apoio Estudantil, Graduação e Comunicação; das Comissões de Acessibilidade e Coleta Seletiva Solidária; e da Gincana Solidária, competição em que as turmas de calouros se dividem em equipes e arrecadam alimentos, itens de limpeza, doações de sangue e cadastros de medula óssea.