Como as decisões são tomadas? Por meio de reflexões lógicas, analisadas meticulosamente, ou seguindo as emoções, deixando, simplesmente, “o coração mandar”? Questões como esta serão abordadas na Semana do Cérebro 2020 que acontece de 25 a 29 de março, no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento, com o tema “Razão, emoção e decisão”, tem o objetivo de provocar nos participantes a reflexão sobre como tomamos decisões e mostrar que o nosso cérebro desempenha um papel fundamental no processamento das informações necessárias para decidirmos sobre todos os dilemas que ocorrem no nosso dia a dia.
O público-alvo são alunos do 8º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. As vagas são limitadas e o professor interessado deve fazer a inscrição online de sua turma. De 25 a 27 de março a visitação será reservada apenas para as turmas inscritas, contando com um horário disponível na noite de quinta para os alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já nos dias 28 e 29, o evento será aberto ao público. O evento é organizado pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Neurociências (Gepen), pelo Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e pela Liga Acadêmica de Neurociências.
Segundo o membro do Gepen e chefe do Departamento de Fisiologia Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Rodrigo Hohl, o objetivo é ofertar aos estudantes da rede básica e ao público interessado atividades lúdicas que ajudem o visitante a compreender a relação entre razão e emoção no processo de tomada de decisão.
Dentre as oficinas oferecidas, uma será sobre neuroanatomia e informará sobre os substratos neurais relacionados com o processo de tomada de decisão, que vinculam o processamento de informações reflexivas e afetivas. Em outras duas oficinas o visitante irá vivenciar o processo de tomada de decisão baseado em racionalização e emoção. “O intuito é desmistificar o senso comum que valoriza decisões racionais sobre as emocionais, como se fosse possível anular uma em favorecimento a outra. O caminho é o equilíbrio”, revela Hohl.
A Semana do Cérebro
A Semana Mundial do Cérebro (Brain Awareness Week) é um evento anual promovido pelo Dana Foundation em parceria com a Sociedade Brasileira de Neurociências (SBNeC), tratando-se de uma iniciativa que reúne esforços de diversos parceiros e organizações com o intuito de celebrar a Neurociência e informar a população sobre os avanços e benefícios das pesquisas recentes. Diversas atividades podem ser propostas, como: visitas em laboratórios, exibições, palestras, campanhas em mídias sociais, apresentações em bibliotecas, escolas e em centros comunitários.
Mais informações: Inscrições