Da esquerda para a direita: professor Alexandre Carvalho de Andrade; professor Vicente Paulo dos Santos Pinto; mestrando Luiz Henrique de Oliveira Santos; professor Roberto Marques Neto; professor Altair Sancho Pivoto dos Santos (foto: arquivo pessoal)

Uma pesquisa de mestrado realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) apresenta um zoneamento do Circuito Turístico das Terras Altas da Mantiqueira, localizado no Sul de Minas Gerais. O estudo busca debater a estrutura já existente e desenvolver uma proposta de assistência geográfica para a atividade turística. A dissertação foi realizada por Luiz Henrique de Oliveira Santos, por meio do Programa de Pós-Graduação em Geografia.

Floresta Nacional de Passa Quatro -MG (foto: arquivo pessoal)

Luiz Henrique revela que nasceu na região e que o interesse pelo tema surgiu por causa de sua atuação no turismo no local. Segundo ele, o circuito é um agrupamento de sete municípios: Aiuruoca, Alagoa, Itamonte, Itanhandu, Passa-Quatro, Pouso Alto e São Sebastião do Rio Verde (o  município de Virgínia também foi estudado, uma vez que quando o trabalho foi idealizado ele pertencia ao Circuito). O pesquisador ressalta que todas essas cidades têm características físicas e culturais próprias e que despertam o interesse de turistas em busca dos atrativos naturais, dos aspectos climáticos e da cultura local. Dessa forma, ressalta Luiz Henrique, a pesquisa estabelece a compreensão da localidade dentro de suas características, respeitando o valor ambiental e cultural da região, sem desconsiderar a importância de um desenvolvimento econômico.

Luiz Henrique enfatiza, ainda, que o trabalho foi pautado no pensamento complexo com o objetivo de alinhar cientificamente a abordagem da Teoria Geral dos Sistemas, do Turismo e da Geografia. Também foi utilizada a metodologia geográfica GTP (Geossistema – Território – Paisagem) como forma de pontuar as questões do local e compreendê-lo em sua totalidade e em suas especificidades, para que, dessa forma, sejam realizadas atividades que causem uma menor quantidade de problemas para turistas e moradores locais. “Acredito que com um profundo conhecimento da região, respeitando as características e os moradores do Circuito, é possível fazer um planejamento competente voltado a um desenvolvimento sustentável”, acrescenta.

Visão do Pico do Papagaio, Aiuruoca – MG (foto: arquivo pessoal)

O professor orientador, Vicente Paulo dos Santos Pinto, reafirma a relevância do estudo para a sociedade, uma vez que o levantamento e a divulgação das informações tende a agregar valor econômico, social e cultural à região. Desta forma, para ele, a pesquisa se torna um alerta sobre a seriedade científica, administrativa e política dos Circuitos Turísticos em Minas Gerais e a sua importância na organização dos espaços regionais.

Contatos:
Luiz Henrique de Oliveira Santos – (Mestrando)
luizserrafina@hotmail.com

Vicente Paulo dos Santos Pinto – (Orientador)
vicente.pinto@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Vicente Paulo dos Santos Pinto – Orientador (UFJF)
Prof. Dr. Alexandre Carvalho de Andrade – (Instituto Federal do Sul de Minas)
Prof. Dr. Roberto Marques Neto – Coorientador (UFJF)
Prof. Dr. Altair Sancho Pivoto dos Santos (UFJF)

Outras informações:  (32) 2102 – 3501 – Programa de Pós-Graduação em Geografia