Programa conta com bolsas de R$ 400 para três modalidades (Foto: Caique Cahon/UFJF)

A Pró-Reitoria de Cultura está com edital de chamada pública para seleção de estudantes para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística (Pibiart). O programa traz oportunidade para o preenchimento de 120 vagas em três modalidades: projetos artístico-culturais, grupos artísticos e mediação artística. As bolsas são destinadas exclusivamente a alunos de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oriundos de quaisquer cursos. As inscrições terminam em 13 de março.

Com 30 bolsas a mais que em 2019, quando foram ocupadas 90 vagas, o Pibiart traz como proposta a geração de conhecimentos por meio da produção e da pesquisa artística aplicadas às mais variadas linguagens.

As bolsas de R$ 400 terão 12 meses de duração, a contar do mês de abril. As 120 vagas são distribuídas da seguinte forma entre das modalidades: 40 vagas para projetos artísticos, 40 para mediação em artes, 40 para grupos artísticos (sendo 20 para grupos artísticos da UFJF e 20 para grupos artísticos da Pró-reitoria de Cultura).

A modalidade projetos artístico-culturais é voltada para estudantes com proposta que culmine em uma realização artística: objeto, obra, performance, teatro, entre outras. A linguagem não importa, o cerne da modalidade é a produção e a iniciativa artística, com um “produto” artístico a ser alcançado. Neste ano, além do professor orientador, o aluno deverá buscar um coorientador ou orientador suplente para acompanhá-lo no trabalho.

Na categoria grupos artísticos da UFJF, os coordenadores dos grupos podem pleitear bolsas para projetos de finalidade artística/cultural em linguagens variadas: artes visuais, música, teatro, audiovisual, entre outras. O docente deve apresentar seu projeto e atestar o vínculo da iniciativa com a UFJF.

A modalidade mediação artística é voltada para estudantes que queiram desenvolver projeto de formação, com caráter artístico-educacional, que envolva a realização de oficinas, workshops, palestras ou cursos. A ocupação dessas vagas acontecerá através de um edital próprio a ser lançado pela Escola de Artes do Centro Cultural Pró-Música.

O mesmo acontecerá para as vagas destinadas aos grupos artísticos da Procult (Coral Universitário, Orquestra e Coral Pró-Música). Um edital à parte será lançado para ocupação das vagas de coralistas e instrumentistas nesses grupos.

Inscrições

As inscrições de projetos das modalidades projetos artísticos e grupos artísticos da comunidade universitária serão realizadas na sede da Pró-reitoria de Cultura, no prédio da Reitoria, no Campus, com a entrega do projeto no formulário disponibilizado. Grupos artísticos da Procult e da modalidade mediação artística farão inscrições a partir de editais lançados pelos seus coordenadores.

O edital e todos os formulários podem ser acessados on-line. Importante salientar que, para o exercício de 2020, o edital prevê que o desligamento de qualquer bolsista, seja por desistência ou falta de comprovação do trabalho durante os seis primeiros meses, implicará no lançamento de um edital com vagas remanescentes.

Outras informações: (32) 2102-3964 – Pró-reitoria de Cultura (Procult)