Da esquerda para a direita: professora Francisca Cristina de Oliveira e Pires; mestrando Márcio Chaves Rotella; professora Débora Cristina Alexandre Bastos e Monteiro de Carvalho (no vídeo); professora Daniela Fantoni de Lima Alexandrino; agente de suporte acadêmico Amanda Gyossa (foto: arquivo pessoal)

Um estudo realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) analisa como familiares participam da vida escolar dos filhos, alunos da Escola Estadual Ruth Martins de Almeida, no município de Caxambu-MG. A pesquisa do professor Márcio Chaves Rotella tem o objetivo de mostrar a importância de uma gestão democrática que promova a união e a abertura de espaços para a participação escolar dos pais.  A dissertação foi desenvolvida por meio do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública.

Segundo o pesquisador, desde quando assumiu a direção da escola em 2015, a ausência dos familiares na educação dos alunos era um fato preocupante que o incomodava. Diante de tentativas frustradas de alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de participarem das atividades e da rotina escolar, seu estudo surgiu, no período de 2016 a 2018, como forma de mostrar à família os resultados efetivos de uma maior interação na realidade escolar como um todo. 

O estudo de Márcio se baseou em pesquisas qualitativa, bibliográfica, com uma descrição da gestão a ser aplicada, em entrevistas semiestruturadas realizadas com alunos, pais, especialistas e gestores, além de análises de documentos dos arquivos da escola. A dissertação também propõe um plano de ação que contempla cinco metas: realizar reuniões dinâmicas; planejamento de eventos regulares e projetos que integrem as comunidades do entorno da escola; ampliar os canais de comunicação entre famílias e escola (criação de grupos no Whatsapp e redes sociais); realizar atividades semanais coletivas e; promover ações que tornem a atuação do colegiado realmente participativa e decisória.

De acordo com o docente, o comparecimento dos pais tem crescido como uma resposta ao trabalho dos profissionais da escola. Esse maior envolvimento se dá também pelas novas tecnologias que possibilitam a abertura de novos canais de comunicação. Nesse contexto, destaca Márcio, o papel do gestor escolar na condução dessas ações é fundamental para que o trabalho com a comunidade escolar alcance as metas propostas. “Por isso, estas relações precisam ser aprendidas, refletidas e apresentar parâmetros que definam a atuação de cada elemento”, afirma. 

A professora orientadora, Daniela Fantoni de Lima Alexandrino, reafirma a importância do estudo, principalmente pela reflexão sobre a existência das escolas como espaços efetivos de participação democrática. Segundo ela, a escola deve se abrir ao diálogo e dar voz a esses importantes atores no processo educacional.

Contatos:
Márcio Chaves Rotella – (Mestrando)
marcior.mestrado@caed.ufjf.br 

Daniela Fantoni de Lima Alexandrino – (Orientadora)
dani_efi2002@yahoo.com.br 

Banca Examinadora:
Profª. Drª. Daniela Fantoni de Lima Alexandrino – Orientadora (UFJF)
Profª. Drª. Francisca Cristina de Oliveira e Pires (UFJF)
Profª. Drª. Débora Cristina Alexandre Bastos e Monteiro de Carvalho (Faculdade Ensin.E)

Outras informações: (32) 4009-9319 – Programa de Pós-graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública