A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou, nesta segunda-feira, dia 2, o Orientation Day, encontro que reuniu intercambistas de 14 países para esclarecer dúvidas sobre a dinâmica na Universidade e os projetos oferecidos. 

O evento contou com orientações sobre o Restaurante Universitário, SIGA, matrícula, documentação, além de apresentar oportunidades e projetos que visam a melhorar a experiência do intercambista na UFJF. 

Intercambistas de 14 países receberam orientações (Foto: Giulia Vaz)

Este ano a Universidade recebe alunos vindos do Japão, Equador, México, Colômbia, Coreia do Sul, França, Holanda, Angola, Moçambique, República do Congo, Cabo Verde, Benin, Gabão e Guiné Equatorial. A diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert, afirmou que a cada ano a Instituição recebe mais estrangeiros.

“Hoje, nós temos programas de acolhida diferentes, que não tínhamos antes. Recebemos 34 intercambistas. As outras universidades federais têm tido muita dificuldade para receber esses alunos estrangeiros, mas conseguimos não reduzir o número esse ano”. Segundo ela, a importância do Orientation Day é a de oferecer esse sentimento de acolhida, dar informações sobre o funcionamento das assistências e principalmente promover o contato entre os intercambistas e os alunos da UFJF.           

A estudante de Letras, Clareliz Morales, de Porto Rico, afirmou que durante as duas semanas que passou no Brasil identificou diversas semelhanças com seu país natal. “Escolhi o Brasil porque o oferecimento cultural é muito parecido com o de Porto Rico. Consegui tirar minhas dúvidas sobre o Restaurante Universitário e sobre a carteirinha de estudante”.

Vinda da Colômbia, a estudante de Turismo, Valentina Sierra, vê no intercâmbio uma grande oportunidade para sua carreira. “Conhecer novas culturas e aprender um novo idioma é um desafio e um grande aprendizado. Ainda não conheci muito a cidade, mas pelo que vi as pessoas são muito amáveis, muito educadas e estão me ajudando muito”.     

Outras informações: (32) 2102-3389 – Diretoria de Relações Internacionais (DRI)