O projeto de extensão Futebol UFJF, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), segue revelando talentos e materializando sonhos. No dia 26 de fevereiro, o Grêmio/RS apresentou o atacante Jhonathan Teodoro. O jovem de 18 anos participou do projeto da Universidade desde o começo da iniciativa, em 2014, e permaneceu até o final de 2018, sendo campeão mineiro da Segunda Divisão, nas categorias Sub-15 e Sub-17.

Jhonathan Teodoro, ou Jhon Jhon, como é conhecido, participou do projeto da Universidade desde 2014, conquistando vários títulos nas categorias de base (Foto: Arquivo pessoal de Jhonathan Teodoro)

O atacante disputou a última edição da Copa São Paulo de Futebol Junior – o maior torneio da categoria do país – pelo Jaguariúna Futebol Clube, do interior de São Paulo. De acordo com o atleta, a assinatura do contrato, que se deu no dia 17 de janeiro, marca a realização de um sonho. “Estou muito feliz porque eu precisava disso, já que a Copinha tinha acabado e eu não tinha um clube grande, apesar de estar no Jaguariúna. O Grêmio me abriu as portas e agora tenho que segurar essa oportunidade”, afirma.  

“Ele participou de cinco anos de projeto e sempre foi um menino que treinava muito, se dedicava, além de ser um atleta forte e veloz. Superou dificuldades sociais, com a  mãe sempre apoiando, participando de tudo”, conta o coordenador do Futebol UFJF, professor Marcelo Matta. 

A mãe, Adriana Teodoro, moradora do Bairro Sagrado Coração, na Zona Sul de Juiz de Fora, compartilha o mesmo sentimento. “É uma coisa que ele sonhava desde que nasceu, foi maravilhoso. O presidente do Jaguariúna já tinha me falado da proposta e ficamos ansiosos porque também tinha interesse do Athletico-PR e do Vasco”, conta. 

A trajetória de Jhon Jhon, como é conhecido, é parecida com a da maioria de jovens que sonham em se tornar jogadores de futebol profissional e oferecer um futuro mais promissor para a família. Antes de assinar por um ano com o time gaúcho, o atacante foi recusado em peneiras nas três grandes equipes de Minas Gerais – América, Cruzeiro e Atlético.

“O Projeto da UFJF ajudou muito, pois o ensinou disciplina, trabalho em equipe. Além disso, ele ganhou conhecimento para saber lidar com as vitórias e as derrotas do esporte e saber esperar o momento certo. Mesmo com a reprovação nas peneiras, o pessoal da UFJF sempre conversava com ele, orientava, falando que tudo tem o seu tempo certo para acontecer”, lembra a mãe.  

O novo contratado do Grêmio também guarda com carinho as lembranças dos tempos de Futebol UFJF. “Estive no projeto desde pequeno e isso me ajudou a evoluir muito. Conheci vários amigos, além dos treinadores, que chegaram a até a abrir mão de coisas por mim. Se não tivesse participado do Futebol UFJF, não estaria onde estou hoje”, agradece Jhonatan.

Futebol UFJF
O projeto de extensão Futebol UFJF surgiu em 2014. Em 2019, o time, em parceria com o Tupynambás, de Juiz de Fora, conquistou o título da 2ª Divisão do Campeonato Mineiro Sub-17. A equipe Sub-15 terminou a fase final em quarto lugar.

O programa oferece oportunidade de treinamento gratuito, principalmente para jovens moradores dos bairros do entorno da Universidade, visando à formação profissional para garotos a partir de dez anos até a fase adulta, e de garotas a partir de 14 anos, contando com a estrutura da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) para a realização dos treinamentos.

A equipe conta com o trabalho conjunto de alunos da Faefid, que auxiliam durante todo o processo de treinamento físico e técnico, compondo a comissão técnica de todas as categorias e também aperfeiçoando a arbitragem.

Outras informações
(32) 2102-3293 Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid)