(Mapa novo acesso)

Para desafogar o trânsito durante o período do recapeamento asfáltico do anel viário, que teve início esta semana, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) irá abrir uma passagem provisória de acesso ao campus. O acesso liga o estacionamento do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) à Rua Umberto Nery, no bairro Aeroporto, e possibilita caminho facilitado à região de São Pedro, Avenida Itamar Franco e a Zona Sul de Juiz de Fora. O trajeto começa a ser utilizado a partir da próxima sexta-feira, 28.

O acesso não traz custos adicionais para a UFJF, pois é preciso apenas abrir um cercado na região localizada ao final do estacionamento do Critt (ver mapa). A localização é próxima das faculdades de Arquitetura e Urbanismo, Engenharias, Instituto de Artes e Design (IAD) e do Centro de Educação a Distância. “O movimento de carros e motos que descem daquelas unidades acadêmicas para chegar ao anel viário já costuma ser muito intenso e, juntamente com as obras, poderia causar um transtorno maior. Para escoar o trânsito, a Empav vai passar uma pavimentação asfáltica, sem nenhum custo para a Universidade, e estudantes e servidores, que atuam naquela região, podem ter acesso aos bairros Aeroporto, São Pedro ou chegarem à Avenida Itamar Franco com mais agilidade”, explica a pró-reitora adjunta de Infraestrutura e Gestão, Janezete Marques.

O espaço onde está localizada a passagem, contará com a supervisão da equipe de vigilância da UFJF e irá funcionar de segundas a sextas-feiras, entre 6h e 21h. Durante sábados, domingos e feriados o trajeto temporário permanece fechado por meio de uma guarita da própria Instituição. De acordo com Janezete, a experimentação do acesso começa a partir da próxima sexta-feira, 28 e a partir do primeiro dia de aulas, 2 de março, estará em pleno funcionamento. “Com a saída na rua Umberto Nery, as pessoas saem próximas ao Estádio Municipal Mário Helênio e podem chegar ao bairro Aeroporto ou acessar a rua Eugênio Nascimento rumo à Zona Sul. Além disso, não dará acesso aos ônibus, apenas carros e motos e terá uma guarita de fibra de vidro para dar maior segurança aos vigilantes. Após as obra, é necessário apenas refazer o gramado e fechar o cercado.”

Segundo pró-reitora, a UFJF está muito preocupada com o funcionamento das vias no campus e tem trabalhado para não prejudicar alunos e trabalhadores da instituição, sendo de máxima importância diminuir os incômodos no tráfego e possibilitar uma via de anel viário melhor estruturada. “O recapeamento está sendo feito para que o nosso asfalto não se transforme nas crateras e deformações que vemos pela cidade.”

O prazo previsto para o recapeamento do anel viário varia entre 45 e 90 dias, podendo ser antecipado ou prorrogado, conforme o clima e o nível de chuvas. Neste período, a ciclovia não está em funcionamento.

Outras informações: (32) 2102-3712 (Pró-reitoria de Infraestrutura)

UFJF inicia recapeamento asfáltico do anel viário
UFJF realiza obra de recapeamento no anel viário