Da esquerda para a direita: agente de suporte acadêmico Marina Furtado Terra, professora Denise Rangel Miranda, mestrando Fábio Júnior Lima Demétrio, professora Ilka Schapper Santos e professor Iverson Geraldo da Silva (foto: arquivo pessoal)

Uma dissertação de mestrado realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) analisou as práticas gestoras adotadas na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Edson Queiroz, localizada no Ceará, que apresenta bons resultados em avaliações externas. A pesquisa foi desenvolvida por Fábio Júnior Lima Demétrio, no Programa de Pós-graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 

Segundo o pesquisador, dados do Inep mostram que das 100 melhores escolas públicas do país 55 estão localizadas no estado do Ceará e a instituição estudada está entre estas, apresentando bons resultados em avaliações, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará (Spaece). No ano de 2017, foi contemplada com o Prêmio Gestão, oferecido pela União Nacional Dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) como escola destaque estadual. 

Fábio Júnior é professor na escola desde a fundação em 2009. Por meio de entrevistas, avaliações presenciais no ambiente escolar e análises qualitativas, ele identificou diversos fatores que podem determinar a eficácia da escola: práticas de monitoria, laboratório de redação, formação de grupos produtivos, aulas de nivelamento e acompanhamento de processos. “A escola não adota práticas de ‘outro mundo’, apenas faz o básico e isso é o suficiente para gerar bons resultados”, enfatiza. Para o docente, a principal contribuição deste estudo é demonstrar que é possível alcançar uma educação pública de qualidade e com equidade. 

A professora orientadora, Denise Rangel Miranda, reafirma a importância da dissertação e sua contribuição para a sociedade e para a comunidade acadêmica. Segundo ela, os resultados dessa pesquisa podem favorecer outros estudos que se propuserem a investigar o impacto das práticas gestoras. Na opinião da docente, a dissertação também pode auxiliar gestores na organização e na condução das práticas escolares.

Contatos:
Fábio Júnior Lima Demétrio – (Mestrando)
fabiod.mestrado@caed.ufjf.br

Denise Rangel Miranda – (Orientadora)
denisermoliveira@yahoo.com

Banca Examinadora:
Profa. Dra. Denise Rangel Miranda – (Orientadora  – UFJF)
Profa. Dra. Ilka Schapper Santos – (UFJF)
Prof. Dr. Iverson Geraldo da Silva – (PJF)

Outras informações: (32) 4009-9319 – Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública