UFJF oferece 1.386 vagas nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares

A lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) pode causar dúvidas até no mais atento dos candidatos. Quem não foi aprovado nas chamadas regulares e se inscreveu na para as reclassificações fica aguardando os lançamentos dos editais nas diversas universidades, em busca da tão sonhada vaga. Mas como funciona a lista de espera do Sisu?

O Sisu consiste em um sistema informatizado, administrado pelo Ministério da Educação (MEC), em que as instituições públicas de ensino superior ofertam vagas para os candidatos que realizam o Enem. Após a divulgação dos resultados, o próprio sistema faz uma seleção automática e classifica os candidatos de cada curso de acordo com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio, pesos e bônus, dentro do número de vagas oferecidas por cada instituição.

Já a lista de espera do Sisu acontece da seguinte maneira: após a primeira chamada, o sistema disponibiliza para cada universidade ou instituição uma lista de espera, onde há a possibilidade de serem preenchidas as vagas não utilizadas durante a chamada regular. As vagas não ocupadas na UFJF, geralmente, aparecem por desistências de cursos e quando candidatos perdem os prazos de pré-matrícula, matrícula ou têm algum problema no ato de inscrição.

Como é na UFJF?

Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), os candidatos podem acompanhar as listas de espera na página da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara). Lá é possível consultar o regulamento de matrícula e de pré-matrícula, os editais, os cronogramas reclassificação e a lista de espera. Confira essas informações no site da Cdara, na aba Sisu.

As listas são atualizadas a cada semana e as vagas vão sendo disponibilizadas conforme não são ocupadas. Se há cadeiras demais em determinado grupo de cotas, para além do número de candidatos, essas vagas podem migrar para outros grupos, seguindo uma lógica de vulnerabilidade.

De acordo com o pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Caon, a migração das vagas entre o sistema de cotas na UFJF acontece a partir da sobra de oportunidades nas cotas mais vulneráveis, sendo repassadas até chegarem para a ampla concorrência. “Primeiro olhamos todos os grupos de vagas, se elas não forem preenchidas no grupo A, passam  para o B1, depois B e assim consequentemente. O ideal é o candidato acompanhar o edital do Sisu.”

Veja como se dá a migração de vagas no gráfico a seguir:

Como funciona a migração de vagas entre os grupos de cotas no Sisu

Leia o documento em PDF

Duas listas de reclassificação

Atualmente, a Cdara publica duas listas de reclassificação. A primeira refere-se à lista de espera do Sisu e as vagas são oriundas das desistências ou não-matrículas da chamada regular e das reclassificações anteriores. A segunda refere-se à sobra de vagas advinda do edital de vagas ociosas, que oferta determinado número de cadeiras para ingresso pelo Sisu. Ou seja: quem faz o Sisu pode ingressar na UFJF tanto pelo edital de reclassificação tradicional quanto pelo de vagas ociosas.

As vagas ociosas são disponibilizadas por meio de um edital específico que contempla ingresso pelo Sisu, solicitação de reinscrição ao curso de origem; mudança de curso ou de campi; e transferência ou ingresso para obtenção de nova graduação. Para solicitação em alguma das categorias, é necessário que haja vaga para a respectiva modalidade no curso pretendido em  edital de vagas ociosas com inscrições abertas.

Duas seleções por ano

A UFJF fez a opção em fazer duas adesões ao Sisu, com chamadas regulares no primeiro e no segundo semestre letivo. Caon reitera como funciona o processo. “Em maio, a gente abre a adesão para o segundo semestre. Isso aconteceu, pois verificou-se que quando era feito um único edital, os alunos migravam para outras instituições de ensino e deixavam vagas ociosas no segundo semestre. Dessa forma, ingressa na UFJF quem quer fazer parte dela.”

A lista de espera é válida somente para uma das opções de curso selecionadas no ato da inscrição. O processo não é automático. Sendo assim, o participante precisa manifestar seu interesse pela vaga no site do Sisu e acompanhar os cronogramas de reclassificação. Além disso, é de responsabilidade do estudante acompanhar os resultados dos editais de reclassificação, considerando que as convocações podem acontecer mesmo após o começo do período letivo.

Outras informações: Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara)