A Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sedia, nesta terça, 18, a palestra “Storytelling: A Arte de Contar Histórias”. O evento ministrado pela professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Edna de Mello Silva, acontece às 16h, na Sala de Demonstração da Facom.

Edna de Mello Silva fala sobre Storytelling: a arte de contar histórias, nesta quarta, na Facom (Foto: via VisualHunt)

Edna aborda a técnica de construção de narrativas, conhecida como Storytelling. De acordo com a professora, a proposta é perceber como podem haver diversas versões de um mesmo fato se forem usadas ferramentas da arte de contar histórias, com base nos estudos das ciências da linguagem e de diversas áreas do conhecimento. 

Segundo a coordenadora do grupo de pesquisa “Narrativas Midiáticas e Dialogias” (Namídia), Cláudia Thomé, o tema proposto interessa a docentes e discentes da Facom e de outros cursos, considerando o ambiente comunicacional em que vivemos. “O estudo das narrativas, tanto fáticas quanto fictícias, sempre foi de suma importância, mas no contexto atual parece que passou a ser algo ainda mais urgente. Para a Facom, que tem hoje os cursos de Jornalismo e de Rádio, TV e Internet, é importante discutir o que está sendo contado, e também o que não está, e mais que isso: como as histórias estão sendo contadas.”

Edna explica a relevância do tema para a comunidade acadêmica. “A academia é um espaço que prioriza a troca de experiências, de ideias e de conhecimento. É sempre uma grande oportunidade poder conversar com os pesquisadores dos Grupos de Pesquisa da Facom, em especial os coordenados pelas professoras Cláudia Thomé, Christina Musse e Iluska Coutinho, que trabalham com expertises diferentes, cada um no seu campo específico, mas que têm em comum o interesse pelos estudos das narrativas.”

Grupo Namídia
Cláudia ressalta a trajetória de Edna e seu reconhecimento na comunidade acadêmica, com pesquisas interessantes e relevantes no campo da narrativa e do audiovisual. “A vinda dela é um presente para nós. Além disso, a palestra, ainda em período anterior ao início das aulas, vai unir docentes e discentes da graduação, do mestrado e do doutorado da Facom. Nossa intenção é estreitar ainda mais os laços e fortalecer as parcerias, potencializando nossas reflexões e pesquisas, e trazendo pesquisadores de ponta para a UFJF.”

A palestra abre as atividades presenciais do grupo Narrativas Midiáticas e Dialogias (Namidia) de 2020. Além da relevância do tema, que dialoga diretamente com o estudo das narrativas, o evento concretiza a parceria de três grupos vinculados ao Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCom). “A palestra está sendo organizada pelo Namidia, que coordeno, pelo grupo de pesquisa Comunicação, Cidade e Memória (Comcime), coordenado pela professora Christina Musse, e pelo Núcleo de Jornalismo Audiovisual (NJA), coordenado pela professora Iluska Coutinho. Fazemos parte, junto com a professora Edna, da Rede de Pesquisadores em Telejornalismo (Telejor), que reúne profissionais de todo o país. Nossas pesquisas têm muitas afinidades, englobando estudos da narrativa, da memória e do audiovisual. Começamos o ano muito bem, com debate, pesquisa de ponta e ambiente de muita parceria”, finaliza.

A palestrante
Formada em Jornalismo e licenciada em Letras, pela Universidade São Judas Tadeu, Edna atua como vice-coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional da Unifesp e é docente colaboradora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Sociedade da Universidade Federal do Tocantins. Coordena o grupo de pesquisa de Telejornalismo da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e tem mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), e pós-doutorado, com pesquisa sobre história do telejornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Outras informações
(32) 2102-3601 – Faculdade de Comunicação