A Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sedia, nesta terça, 18, a palestra “Storytelling: A Arte de Contar Histórias”. O evento ministrado pela professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Edna de Mello Silva, acontece às 16h, na Sala de Demonstração da Facom.
Edna aborda a técnica de construção de narrativas, conhecida como Storytelling. De acordo com a professora, a proposta é perceber como podem haver diversas versões de um mesmo fato se forem usadas ferramentas da arte de contar histórias, com base nos estudos das ciências da linguagem e de diversas áreas do conhecimento.
Segundo a coordenadora do grupo de pesquisa “Narrativas Midiáticas e Dialogias” (Namídia), Cláudia Thomé, o tema proposto interessa a docentes e discentes da Facom e de outros cursos, considerando o ambiente comunicacional em que vivemos. “O estudo das narrativas, tanto fáticas quanto fictícias, sempre foi de suma importância, mas no contexto atual parece que passou a ser algo ainda mais urgente. Para a Facom, que tem hoje os cursos de Jornalismo e de Rádio, TV e Internet, é importante discutir o que está sendo contado, e também o que não está, e mais que isso: como as histórias estão sendo contadas.”
Edna explica a relevância do tema para a comunidade acadêmica. “A academia é um espaço que prioriza a troca de experiências, de ideias e de conhecimento. É sempre uma grande oportunidade poder conversar com os pesquisadores dos Grupos de Pesquisa da Facom, em especial os coordenados pelas professoras Cláudia Thomé, Christina Musse e Iluska Coutinho, que trabalham com expertises diferentes, cada um no seu campo específico, mas que têm em comum o interesse pelos estudos das narrativas.”
Grupo Namídia
Cláudia ressalta a trajetória de Edna e seu reconhecimento na comunidade acadêmica, com pesquisas interessantes e relevantes no campo da narrativa e do audiovisual. “A vinda dela é um presente para nós. Além disso, a palestra, ainda em período anterior ao início das aulas, vai unir docentes e discentes da graduação, do mestrado e do doutorado da Facom. Nossa intenção é estreitar ainda mais os laços e fortalecer as parcerias, potencializando nossas reflexões e pesquisas, e trazendo pesquisadores de ponta para a UFJF.”
A palestra abre as atividades presenciais do grupo Narrativas Midiáticas e Dialogias (Namidia) de 2020. Além da relevância do tema, que dialoga diretamente com o estudo das narrativas, o evento concretiza a parceria de três grupos vinculados ao Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCom). “A palestra está sendo organizada pelo Namidia, que coordeno, pelo grupo de pesquisa Comunicação, Cidade e Memória (Comcime), coordenado pela professora Christina Musse, e pelo Núcleo de Jornalismo Audiovisual (NJA), coordenado pela professora Iluska Coutinho. Fazemos parte, junto com a professora Edna, da Rede de Pesquisadores em Telejornalismo (Telejor), que reúne profissionais de todo o país. Nossas pesquisas têm muitas afinidades, englobando estudos da narrativa, da memória e do audiovisual. Começamos o ano muito bem, com debate, pesquisa de ponta e ambiente de muita parceria”, finaliza.
A palestrante
Formada em Jornalismo e licenciada em Letras, pela Universidade São Judas Tadeu, Edna atua como vice-coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional da Unifesp e é docente colaboradora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Sociedade da Universidade Federal do Tocantins. Coordena o grupo de pesquisa de Telejornalismo da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e tem mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), e pós-doutorado, com pesquisa sobre história do telejornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Outras informações
(32) 2102-3601 – Faculdade de Comunicação