A identificação dos desafios para a melhora da qualidade e para um desenvolvimento ainda mais produtivo das Oficinas de Divulgação e Apropriação de Resultados das Avaliações da Alfabetização pautou a dissertação da Analista de Instrumentos de Avaliação  III do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF) Irene de Oliveira Ribeiro. A pesquisa foi realizada no Programa de Pós-graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Segundo Irene, a primeira etapa da pesquisa faz um percurso histórico das avaliações em larga escala e, ainda, situa o CAEd/UFJF nesse contexto educacional. “Já na segunda etapa, como eixo central, busquei analisar os slides utilizados nas quatro oficinas pesquisadas.” A pesquisadora conta, ainda, que a terceira e última fase é referente à averiguação do documento  de organização do CAEd/UFJF em macroprocessos.

Com as evidências  elencadas pela pesquisa, Irene avalia que é necessário um aprimoramento dessas oficinas, “para que tais momentos se caracterizem pela predominância de uma abordagem pedagógica dos dados estatísticos.” A partir do estudo, foi criado um Plano de Ação Educacional (PAE) com cinco ações principais. Uma delas está embasada na necessidade de fortalecer  a articulação entre os macroprocessos do CAEd e diz respeito à Gestão da informação e do conhecimento. “Para isso, propõe-se a sistematização de seminários trimestrais entre as equipes dos diferentes macroprocessos como o objetivo de compartilhamento de experiências vivenciadas nas práticas diárias de trabalho”, pontua Irene.

A professora orientadora, Rosângela Veiga Júlio Ferreira, destaca que o estudo trata do tema das oficinas de divulgação de resultados, entendendo-as como um evento político e pedagógico. Nesse sentido, segundo ela, “é possível constatar que a dissertação contribui tanto para formação da pesquisadora, que responde pela elaboração de instrumentos que avaliam a alfabetização, quanto pela possibilidade de que a instituição possa refletir sobre processos de organização.” A docente ressalta, ainda, que no Plano de Ação delineiam-se estratégias voltadas para o círculo virtuoso curricular, ou seja, “uma proposição interna para pensar a gestão do conhecimento como forma de fortalecimento da relação entre avaliação externa (apropriação de resultados) e currículo.”

Contatos:
Irene de Oliveira Ribeiro – (Mestranda)
irene@caed.ufjf.br

Rosângela Veiga Júlio Ferreira – (Orientadora)
rosangelaveiga.ferreira@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Profª. Drª. Rosângela Veiga Júlio Ferreira – (Orientadora – UFJF)
Prof. Dra. Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello – (UFJF)
Profa.  Dra. Begma  Tavares Barbosa  – (UFJF)
Prof. Dra. Naira da Costa Muylaert Lima – (UNICID)

Outras Informações: (32) 4009-9319 – Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública