A pesquisadora Maria Cristina Andreolli foi reconhecida por sua experiência científica (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

A professora do Departamento de Física e coordenadora do Núcleo de Física Atômica e Molecular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Maria Cristina Andreolli, tomará posse como novo membro da Câmara de Ciências Exatas e dos Materiais (CEX) do Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). As câmaras do Conselho Curador são responsáveis, principalmente, pela avaliação dos pedidos de fomento. 

A pesquisadora revela que, em toda sua carreira acadêmica, contou com a Fapemig para o apoio às suas pesquisas. “É uma grande satisfação ser reconhecida pelo meu trabalho e será um prazer contribuir para a avaliação de novos projetos propostos na minha área”, comenta. Além disso, Andreolli destaca o contexto atual da produção científica no Brasil e a urgência de estratégias de apoio a pesquisa no país. “Pretendo participar de forma propositiva, para que possamos continuar produzindo neste momento crítico que a ciência está passando no país.”

A CEX constitui uma das Câmaras de Assessoramento Permanente do Conselho Curador. As câmaras têm como objetivo analisar, quanto ao mérito científico e técnico, pedidos de fomento, apoio e incentivo conforme demanda da Direção da Fapemig.  Dentre as funções atribuídas ao cargo, destacam-se a avaliação de execução dos projetos que tenham recebido apoio financeiro da Fapemig e a emissão do parecer técnico circunstanciado com caráter de recomendação, submetendo-a à Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação. De acordo com os critérios pré-estabelecidos pela Fapemig, os membros das câmaras devem ser “pesquisadores e profissionais de reconhecida experiência e conhecimento em sua área de atuação”.