Professores dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) têm até a próxima quarta-feira, dia 5,  para submeter propostas de subprojetos destinados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). O programa é regido pelo Edital nº 02/2020, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Edital da Capes atende, especificamente, à chamada para proposição de subprojetos por parte de professores dos cursos da UFJF elegíveis e indicados nos itens 7.3 e 7.3.1. O documento também considera propostas de caráter interdisciplinar, com a combinação de até três áreas de iniciação à docência ou cursos, conforme o item 9.5.

Inscrições

De acordo com o edital divulgado pela Coordenação de Licenciaturas da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), à qual está vinculado o Pibid/UFJF, as inscrições de propostas de subprojetos por área ou interdisciplinares deverão ser realizadas até as 23h59 do dia 5 de fevereiro, pelo e-mail pibid.prograd@ufjf.edu.br. Os recursos também deverão ser submetidos por e-mail, entre os dias 11 e 12 de fevereiro, devendo o resultado final ser publicado no dia 13 do mesmo mês, na página da Coordenação.

A proposta de cada núcleo/subprojeto deve ter anuência do Colegiado, do Departamento ou do Núcleo Docente Estruturante do curso do qual toma parte, com o preenchimento do parecer cujo modelo pode ser conferido neste endereço.

Inscrição

Para a inscrição de subprojetos ou núcleos para compor o projeto institucional Pibid/UFJF é necessária a apresentação do formulário de inscrição preenchido, contendo os dados pessoais dos responsáveis e a apresentação de uma proposta de ação, em acordo com o edital da Capes.

Para a efetivação da inscrição, portanto, é necessário o envio do formulário de inscrição e do modelo de parecer de indicação do Colegiado, ou Departamento ou Núcleo Docente Estruturante do Curso indicado. Ambos os documentos estão disponíveis na internet.

Os requisitos para a submissão das propostas de subprojetos podem ser consultados no edital da Coordenação de Licenciaturas da Prograd. Para todas as modalidades são obrigatórios, aos professores, o cadastramento e a atualização de seus dados curriculares na Plataforma Capes de Educação Básica.

“Este edital tem uma importância muito grande na formação de professores, porque ele alarga os espaços institucionais destinados a isso, que estão relacionados às práticas, como o componente curricular, estágios e as disciplinas pedagógicas dos diferentes cursos de licenciatura que temos na UFJF”, afirma a coordenadora de Licenciaturas da Prograd, Angélica Cosenza.

O Pibid

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) foi concebido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em conjunto com o Ministério da Educação (MEC) para desenvolver ações de estímulo à formação de professores no país.

O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Confira a íntegra do Edital 02/2020, da Capes.

Confira a íntegra do edital divulgado pela Coordenação de Licenciaturas.

Outras informações: (32) 2102-3975 (Pró-reitoria de Graduação)