Atenção deve ser redobrada, pois estudantes podem ser chamados a assumir a vaga com antecedência (Foto: Stefânia Sangi/UFJF)

Os aprovados e classificados na chamada regular do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2020 devem ficar atentos a todos os editais de reclassificação disponibilizados pela Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara). A atenção deve ser redobrada, pois os estudantes podem ser chamados a assumir a vaga com antecedência para ingressar na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no primeiro ou no segundo semestres letivos. Caso o candidato não acompanhe o processo, pode correr o risco de ser desclassificado por perder os prazos estipulados.

O cronograma de reclassificação do Pism pode ser conferido na página da Cdara.

A matrícula na UFJF possui duas etapas. A primeira delas acontece online e o candidato faz todo o processo de casa por meio de um link disponibilizado pela Cdara. A segunda delas é a presencial, realizada nos campi sede, em Juiz de Fora, e avançado, em Governador Valadares. De acordo com a pró-reitora de Graduação, Maria Carmem de Melo, os estudantes precisam ficar atentos ao cronograma de reclassificação, pois podem ser convocados com antecedência e, caso não acompanhem os editais, podem perder a vaga ao deixar de participar de alguma das fases da matrícula. “Os estudantes que estão marcados como aguardar convocação/chamada na lista de aprovados, devem ficar atentos em todos os editais. Já os que aparecem definidos como segundo semestre só serão chamados no próximo semestre.”

Além de acompanhar os editais de reclassificação, os futuros calouros também precisam estar atentos às datas da realização da matrícula online. O sistema não permite que os  aprovados para o segundo semestre façam as pré-matrículas com antecedência. Por conta dessa peculiaridade, aparece uma mensagem dizendo que há erro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do estudante. “Quando o estudante tenta fazer a pré-matrícula fora da data, o sistema pode apresentar erro, pois indica que o aprovado deve ser matriculado no próximo semestre. Enquanto o sistema não for aberto para a realização da pré-matrícula deste aluno, não conseguirá êxito”, aponta Maria Carmem.

Já os candidatos que estão classificados, mas não foram oficialmente aprovados, também devem ficar atentos aos canais de comunicação da UFJF, pois podem ser convocados, a qualquer momento, para ingressar a um dos semestres letivos, devendo realizar a pré-matrícula online e a participar da etapa presencial. “É muito importante o nosso estudante estar atento aos editais de reclassificação, pois, ao longo do tempo, temos várias chamadas e, na medida em que se termina um processo de matrícula e alguns estudantes não comparecem ou não entram com recursos contra o indeferimento, essas vagas voltam a ser ofertadas. É preciso acompanhar o site da Cdara e o portal da UFJF a todo o momento”, explica Maria Carmem.

Documentação e cronograma
A lista da documentação exigida para a matrícula presencial e os modelos de declaração que devem ser impressos e preenchidos também estão disponíveis no site da Cdara. As comprovações necessárias variam de acordo com o grupo de acesso do estudante. Os candidatos são orientados a conferir todos os documentos para evitar que a matrícula seja indeferida.

No cronograma disponibilizado pela Cdara, é possível conferir dia e horário de matrícula para cada curso. É importante estar atento às orientações para a matrícula. Todos os grupos devem entregar os documentos pessoais listados no Anexo 1 do Regulamento de Matrícula, além de documentação específica para cada categoria de cotas.

Todas as informações sobre o procedimento estão reunidas no site da Cdara.

Cdara

cdara@ufjf.edu.br