Fabrício Alvim será membro da Câmara de Recursos Naturais, Ciências e Tecnologias Ambientais (Foto: TV Brasil)

O professor do Departamento de Botânica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e coordenador do Laboratório de Ecologia Vegetal, Fabrício Alvim, tomará posse como membro da Câmara de Recursos Naturais, Ciências e Tecnologias Ambientais (CRA) do Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). As funções no cargo têm previsão de início para 1° de março.

De acordo com os critérios pré-estabelecidos pela Fapemig, as Câmaras de Assessoramento “são organizadas por grandes áreas do conhecimento e compostas por pesquisadores e profissionais de reconhecida experiência e conhecimento em sua área de atuação”. Alvim, atuante como chefe do Departamento de Botânica e membro do Comitê Assessor da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp) da UFJF, recebe a notícia com entusiasmo, responsabilidade e gratidão. “A produtividade em pesquisa e a experiência adquirida em gestão foram importantes neste processo. É um reconhecimento à carreira consolidada na UFJF nos últimos 10 anos”, reconhece.

Sobre as expectativas para a gestão, Alvim afirma que é de essencial importância auxiliar em medidas que exerçam melhorias de aspecto social. “Tenho grande expectativa de contribuir na análise e, se possível, na proposição de estratégias de investimento em Recursos Naturais. Será uma honra representar a UFJF junto a Fapemig, pois entendo que este é um ponto estratégico para nossas políticas de pesquisas”, conclui.  

A CRA constitui uma das Câmaras de Assessoramento Permanente do Conselho Curador. As câmaras desta categoria possuem como competência analisar, quanto ao mérito científico e técnico, pedidos de fomento, apoio e incentivo, conforme demanda da Direção da Fapemig.  Dentre as funções atribuídas ao cargo, destacam-se a avaliação de execução dos projetos que tenham recebido apoio financeiro da Fapemig e a emissão do parecer técnico circunstanciado com caráter de recomendação, submetendo-a à Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação.