Procedimento acontece até esta sexta, 31, em Juiz de Fora, e segunda e terça, dias 3 e 4, em Governador Valadares (Foto: Maria Otávia Rezende/UFJF)

Teve início, nesta quinta-feira, 30, as matrículas presenciais dos aprovados pelo Programa de Ingresso Seletivo Misto 2020 (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). No campus sede, em Juiz de Fora, o processo acontece no anfiteatro do prédio novo do Instituto de Ciências Humanas (ICH) e se estende até esta sexta. Já no campus avançado de Governador Valadares, o procedimento acontece nos dias 3 e 4 de fevereiro, na Faculdade Pitágoras.

Confira os horários e datas definidos conforme o curso escolhido pelo candidato.

As primeiras matrículas da quinta-feira foram abertas para os cursos de Administração, Arquitetura, Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, Psicologia, Rádio, TV e Internet, e Serviço Social. Os candidatos aprovados, de posse da documentação exigida, contaram com a presença de pais, responsáveis e alunos veteranos, que acolheram e receberam os calouros.

Maria Eduarda Horta Sabino, de Visconde do Rio Branco, matriculou-se em Serviço Social para realizar o sonho de estudar na UFJF (Foto: Maria Otávia Rezende/UFJF)

A aprovada Maria Eduarda Horta Sabino, de Visconde do Rio Branco (MG), fez sua matrícula no curso de Serviço Social. Ela conta que, no geral, achou o Pism mais fácil que os outros vestibulares realizados. “A UFJF sempre foi um sonho. Escuto muita gente dizendo sobre como é uma instituição de referência, então decidi me arriscar. Espero que meu curso seja ótimo e que eu não reprove em nenhuma matéria.”

Jade Pacheco Vieira, residente em Juiz de Fora, foi aprovada em Psicologia, curso que apresentou maior concorrência no Pism 2020, com 36,5 candidatos por vaga. “O terceiro módulo do Pism me surpreendeu com as questões de Ciências Humanas quando comparado com os outros dois anos. Estou muito animada com essa nova fase, com o que posso aprender. Vim pra UFJF não só por morar em Juiz de Fora, mas por gostar muito daqui.”

Já Beatriz do Carmo, de Cataguases, matriculou-se no curso de Ciências Humanas. Ela contou sobre suas grandes expectativas, sem saber definir exatamente o que estava sentindo. “O terceiro módulo do Pism foi uma surpresa agradável, já que achei mais tranquilo que os outros dois anos. Vim para a UFJF por ser mais perto e por ser referência na região.”

Familiares

Amanda Motta acompanhou a sobrinha Iara Porto, aprovada em Serviço Social, e disse que estão com muito boas expectativas (Foto: Maria Otávia Rezende/UFJF)

Entre pais e responsáveis que esperavam pelos filhos, Amanda Motta contou que estava ali acompanhando a sobrinha Iara Porto, de Juiz de Fora, aprovada em Serviço Social. “Ela está super empolgada com o curso. Acredito que vá se identificar bastante, pois é o que ela queria fazer desde o princípio. Consideramos a UFJF a melhor universidade da região, por isso estamos cheias de expectativas.”

Maria do Carmo Balandino Moreira, de Varginha, esperava pela filha Gabriele, aprovada para o curso de Arquitetura e Urbanismo. “Ela está bem animada com a Universidade e com o curso em si. O principal motivo por ter escolhido a UFJF foi o vestibular seriado, uma opção que acabou sendo melhor e mais viável.”

cdara@ufjf.edu.br