A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou, nesta quarta-feira, 29, o edital de seleção de vagas ociosas do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação 2020 (Piigrad). São 96 vagas que, pela primeira vez, estão disponíveis também para aqueles que não se inscreveram no edital anterior. As inscrições on-line, feitas através do Siga, estarão abertas a partir das 13h do dia 31 de janeiro, sendo finalizadas no dia 9 fevereiro.

Piigrad 2020 abre 96 vagas, que, pela primeira vez, também estão disponíveis para alunos que não se inscreveram no edital anterior (Imagem: kevin Dooley/Visualhunt)

Nas edições anteriores, as vagas ociosas ficavam disponíveis apenas para candidatos excedentes na classificação do Piigrad. No entanto, visando ampliar a oportunidade de preenchimento das vagas, o programa passa a incluir alunos que não participaram previamente do processo seletivo, desde que tenham completado no mínimo 20% da carga horária total de sua graduação, conforme pede a declaração

O gerente de Relações Internacionais da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), Hugo Nogueira Rocha, afirma que o objetivo de estender a possibilidade de acesso é obter um maior aproveitamento do programa. “Ao abrirmos o edital para outros alunos, conseguimos maximizar as vagas que, de outra forma, seriam descartadas. Além disso, o processo é realizado online, o que facilita a participação dos interessados. Esperamos que os alunos aproveitem a oportunidade, de forma que possamos enviar cada vez mais estudantes para nossos parceiros no exterior.”

No Edital de Seleção de Vagas Ociosas 2020, a proficiência em línguas deverá ser apresentada juntamente com as comprovações extra-curriculares. A inscrição na seleção para vagas ociosas de candidato excedente implica na desistência desta condição, passando o candidato a concorrer, exclusivamente, às vagas ociosas. O resultado final será publicado a partir das 18h do dia 14 de fevereiro, no site do Piigrad.

Confira a lista de instituições disponíveis.

(32) 2102-3389 – Diretoria de Relações Internacionais

dri@ufjf.edu.br