Programação é voltada para apresentar a ciência de forma descontraída para crianças (Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Janeiro é mês de férias e, por isso mesmo, o Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) preparou uma programação especial para a comunidade: além das já tradicionais atrações do centro, como a Tabela Periódica Interativa, o Museu de Arqueologia e Etnologia Americana e o Planetário e Observatório Astronômico, o local está oferecendo atividades como gincanas, oficinas e uma aguardada Colônia de Férias Científica que pretende abordar temas referentes às ciências de uma forma lúdica e criativa. A primeira edição do evento começa nesta terça-feira, 28, e segue até dia 31 de janeiro. Com todas as 30 vagas preenchidas, a programação une brincadeira com aprendizagem. 

O projeto da Colônia de Férias é uma iniciativa da professora Fernanda Bombonato, do departamento de Química da UFJF. Ela, juntamente com a professora do Instituto de Ciências Biológicas, Jacy Gameiro, aplicaram a ideia de conversar sobre temas relacionados à prática científica com crianças por meio de uma abordagem mais informal, lúdica. O diretor do Centro de Ciências, Elói Teixeira, relata que as duas professoras procuraram-o a fim de tirar o plano do papel.

Teixeira explica que, diferente das oficinas que acontecem em apenas um dia, a ideia é que, na Colônia de Férias, as crianças contem com o tempo necessário para começar a ter contato com a metodologia científica – o procedimento usado pelos cientista na produção de suas pesquisas. “As crianças irão levantar uma hipótese, desenvolver uma atividade, realizar uma experiência e confirmar se  aquela atividade está ou não certa. Então, claro, dentro da faixa etária das crianças, elas estão trabalhando como o cientista trabalha dentro de um laboratório”, relaciona Elói. 

Para o Diretor do Centro de Ciências, é fundamental as crianças terem contato com os procedimentos científicos desde cedo. Ele reitera que nessa faixa etária, normalmente, de 6 a 12 anos, é a idade no qual as crianças tem “mais curiosidades, interesses e, às vezes, não temos a oportunidade de mostrar a elas como a ciência funciona efetivamente”. 

Teixeira também ressalta a importância da Colônia ao desmistificar a figura do cientista. “Tendo a oportunidade de ver aquilo acontecendo na prática, as crianças vão entendendo que o conhecimento e o método científico são coisas acessíveis, que qualquer pessoa pode desenvolver. A ideia é justamente essa, motivar essa compreensão.”

Outras informações:
(32) 2102-6913 / 2102-6914 (Centro de Ciências)