603 estudantes recebem os diplomas nesta quarta-feira, 29

Os 603 formandos da Universidade Federal de Juiz de fora (UFJF), cujos cursos foram avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), participam nesta quarta-feira, 29, da solenidade de Colação de Grau Unificada do segundo semestre letivo de 2019. Serão realizadas três cerimônias para os 20 cursos da Instituição, a partir das 17h no Cine-Theatro Central.

De acordo com a  coordenadora de Cerimonial e Eventos da Diretoria de Imagem Institucional, Ana Paula Dutra, é importante que os alunos cheguem com no mínimo 1h30 de antecedência ao teatro. “Os formandos devem ficar atentos e evitar atrasos. Antes da cerimônia é necessário assinar o termo de colação, vestir a beca e se organizar em fila. As fotos devem ser feitas neste momento, visto que as cerimônias  acontecem uma após a outra.”

Para a solenidade, os formandos têm direito a sete convites, sendo dois destes vips, que podem ser retirados até as 17h desta terça-feira, 28. No mesmo dia, de 17h às 18h, haverá distribuição dos convites restantes.

A pró-reitora de Graduação, Maria Carmen Simões, destaca a importância da formação acadêmica dos estudantes e a relevância da solenidade de colação de grau. “A pró-reitoria de Graduação acompanha o estudante desde antes do ingresso, com os procedimentos do processo seletivo, até a entrega do diploma. Quando chega o momento da colação de grau, estamos coroando todo o trabalho dos docentes, técnicos, terceirizados, familiares e alunos. Esse empenho se concretiza na formação do profissional, que volta para a sociedade com uma formação de qualidade, técnica e ampla.”

Enade

O Enade é um componente curricular obrigatório. Maria Carmen ressalta a importância de os alunos realizarem o exame. “O Enade é o momento dos estudantes mostrarem o seu desempenho de aprendizagem durante o processo de formação. Esse exame avalia tanto a área de formação quanto às instituições.  É importante que os alunos participem, para que não haja interferência na pontuação daquele curso.”

Confira os cursos do ciclo Enade que colam grau.

Cerimônia A – 17h
Engenharia Elétrica – Habilitação em Energia; em Robótica e Automação Industrial; em Sistemas de Potência; em Sistemas Eletrônicos; em Telecomunicações.
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia Computacional